Sindicato encaminha ofício à Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante para que atenda às recomendações do CREMEC após vistoria ao hospital municipal
Fiscalização foi realizada após requerimento do Sindicato dos Médicos acerca das condições dos pagamentos dos profissionais e escalas de plantões

Após solicitação do Sindicato dos Médicos do Ceará, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) realizou uma visita de fiscalização no Hospital Geral Luiza Alcântara e Silva, no município São Gonçalo do Amarante, no dia 10 de agosto, para verificar as condições dos pagamentos dos médicos que atuam por meio do Instituto Práxis, bem como das escalas de plantões.

Leia mais: Médicos de São Gonçalo do Amarante suspendem paralisação após intensa intermediação do Sindicato

Nesta sexta-feira (22), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à Secretaria de Saúde do município solicitando que atenda as recomendações geradas pelo relatório de vistoria do CREMEC. Entre as recomendações, o cumprimento do acordo para efetuar os pagamentos até o 15º dia de cada mês e vinculação dos profissionais por PJ.

O relatório também aponta que o Instituto Práxis fez uma avaliação na escala dos plantões médicos, tendo em vista que havia abertura para muitos médicos, gerando trocas e repasses excessivos de plantões fora do tempo. Agora, a seleção dos médicos é realizada pelo Diretor Técnico por meio de análise curriculares pela plataforma online e, posteriormente, entrevista pessoal, analisando o perfil técnico de cada profissional para evitar problemas em atendimentos de casos com maior complexidade.

Também houve a troca do coordenador de escalas para organização dos horários fixos dos médicos plantonistas, evitando repasses de última hora ou faltas. Além disso, as escalas de plantões foram acrescidas com médicos plantonistas fixos, prescritores e coordenadores.

Ainda conforme o relatório, a situação funcional do hospital foi regularizada junto ao CREMEC e nomeado um Diretor Técnico. Também foi concedido o prazo de 60 dias para eleição do Diretor Clínico e da Comissão de Ética Médica, e que as demais comissões oficiais estão todas implantadas.

O CREMEC verificou que a situação trabalhista com os médicos foi contornada e que os atendimentos à população estavam normalizados no momento da vistoria.

“É de extrema importância que as recomendações realizadas pelo CREMEC sejam atendidas o mais rápido possível, para que a qualidade do atendimento à população e as condições de trabalho dos médicos estejam sempre preservadas”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que estará atento ao cumprimento das recomendações, tomando todas as providências cabíveis, caso necessário.