Segunda edição do IdeaMed debate publicidade médica, investimentos, empreendedorismo, ética e tipos de contratos para médicos e acadêmicos
Evento foi realizado pelo Sindicato dos Médicos, no BS Design, com o objetivo de preparar os profissionais para o mercado

O Sindicato dos Médicos do Ceará realizou, neste sábado (16), no BS Design, a segunda edição do IdeaMed, com o tema “Me formei, e agora? Tudo sobre carreira médica”. Foram várias palestras com profissionais renomados da área da medicina, direito, empreendedorismo e da tecnologia.

Leia mais: Sindicato dos Médicos realiza segunda edição do IdeaMed; as inscrições já estão abertas

Durante a abertura, o diretor do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, falou sobre o objetivo do evento. “É preparar os novos médicos para o futuro diante das dificuldades enfrentadas atualmente no mercado, como atraso salarial e remuneração adequada, e nosso trabalho é fazer com que a vida profissional do médico seja menos pior do que o que está acontecendo hoje”, afirmou.

O médico radiologista, empreendedor e diretor do Sindicato dos Médicos, Dr. Abaeté Neto, apresentou a palestra “Estratégias de Investimento para Médicos”, falando sobre a importância do planejamento financeiro, prevenção para imprevistos e os principais investimentos para pessoas jurídicas (PJ). “Meu conselho é investir na sua educação, na sua educação financeira, para quando tiver recursos, investir com sabedoria”, disse.

Dr. Abaeté Neto também apontou os principais questionamentos antes de traçar as estratégias para aplicação em investimentos rentáveis. “Tem que chegar a um meio-termo na hora do planejamento, cada um pode ter seu perfil, mas o planejamento tem que estar alinhado”, ressaltou.

Em seguida, o médico clínico geral, CEO da Soffia, chefe de equipe do SAMU Ceará e fundador da VipSaúde, Dr. Jairo Mapurunga, apresentou sobre novas tecnologias e aplicativos médicos. Em sua palestra falou sobre o Soffia, aplicativo que permite ao médico ter acesso às escalas de trabalho, vagas de plantões, networking estratégico e fazer publicações, cujo propósito é facilitar o dia a dia e conectar o ecossistema da saúde, ideal para profissionais da saúde e acadêmicos.

O médico também comentou sobre a uberização da saúde (precarização do trabalho). “Quanto mais colegas tem no mercado, cada vez mais a necessidade que a gente tem de se capacitar. Quanto mais a gente se capacita, faz o networking estratégico e sabe se vender como um ótimo profissional, isso vai ter uma repercussão positiva na recomendação do nosso nome no mercado”, disse.

Contratos médicos

O advogado Dr. Rafael Studart, especialista em direito coorporativo, com expertise em direito societário, direito empresarial, direito do trabalho e direito médico e da saúde, foi convidado para apresentar a palestra “Tipos de contrato médico”.

Dr. Rafael Studart agradeceu o convite e parabenizou o Sindicato dos Médicos pela discussão de temas importantes para a categoria. Segundo ele, contrato de trabalho é uma temática visualizada apenas quando o médico já está na carreira, sendo necessário o conhecimento desde a graduação.

Durante a palestra, o advogado comentou sobre as mudanças nas formas de contratações, inclusive, alertou sobre os riscos do modelo de contratação que vem sendo praticado no Ceará, que é a Sociedade em Conta de Participação (SCP).

“A especialização médica vem se tornando uma realidade e uma necessidade para a evolução do profissional, o que traz a necessidade de pensar nas formas de contratações específicas, fora o aspecto puramente plantonista, que muitas vezes não tem contrato nenhum”, destacou.

O advogado finalizou a palestra orientando os profissionais a procurarem uma assessoria jurídica especializada, sobretudo o Departamento Jurídico do Sindicato, em caso de situações que causem estranheza.

Legislação médica

Ainda na área do Direito, a gerente jurídica do Sindicato dos Médicos, Dra. Thaís Timbó, especialista em direito médico, apresentou a palestra “Direitos e deveres dos médicos: conhecendo a legislação médica”.

A advogada destacou alguns pontos importantes para evitar a judicialização médica, como o preenchimento correto de documentos, a exemplo dos atestados médicos somente após a consulta, declaração de óbito e comunicação ao Conselho Regional de Medicina em caso de extravio ou furto de carimbo ou receituário.

Sempre digo ao médico, ache tempo para preencher o prontuário, nem que seja entre um paciente e outro, porque o máximo que puder fazer para se precaver ainda pode ser pouco em caso de uma judicialização médica”, afirmou Dra. Thaís Timbó.

A gerente jurídica do Sindicato dos Médicos também comentou sobre as novas regras para a Publicidade Médica atualizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), como as permissões para postar ambientes de trabalho e equipe nas redes sociais, divulgação de valores das consultas e publicidade de agendamentos.

Mais Médicos e Gestão

O diretor Dr. Edmar Fernandes apresentou sobre “Mais médicos e médicos pelo Brasil: conheça os programas de Atenção Primária à saúde do SUS”, reiterando os cuidados que os profissionais devem seguir ao escolher o município e a importância de buscar auxílio do Sindicato dos Médicos.

“Quando forem se inscrever em um programa, escolham bem o local, leiam bem o edital, converse com o secretário de Saúde para saber se realmente o município precisa de médicos, quais as condições e se vão aceitar”, orientou.

Em seguida, o estudante de Medicina e cofundador do Instituto de Emergência Brasil (IEB), Davi Arnaud, falou sobre gestão em saúde durante a graduação, destacando que gestores e médicos assistencialistas precisam entender sobre gestão tanto na sua própria atuação quanto no próprio departamento. “Todo médico deve ter um pouco desses conhecimentos para exercer a medicina de forma eficiente e colaborar para o ecossistema de saúde ser autossustentável”, disse.

O médico-cirurgião digestivo, Dr. Carlos Eduardo Fonteles, palestrou sobre tributação, modelos de remuneração e planos de saúde e alertou sobre os riscos de vínculos a cooperativas questionáveis. “Caso a vinculação esteja relacionado a uma cooperativa questionável, se a cooperativa quebrar e tiver uma dívida e se seu nome estiver relacionado, sobra para você”, afirmou.

Ética Médica

A atual vice-presidente e presidente eleita do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), Dra. Inês Melo, apresentou a palestra “Ética Médica: reflexões e responsabilidades”, explicando sobre as funções e atribuições do Conselho.

“A lei Nº  3268/1957 determina e traz as funções primordiais dos Conselhos Regionais de Medicina, isso é importante porque muitas vezes existe uma demanda e as pessoas indagam porque o CREMEC não se manifestou, mas com certeza não é da competência se manifestar, da mesma forma que o Sindicato dos Médicos poderia se manifestar ou a Associação Médica. É muito importante que vocês tenham esse entendimento”, ressaltou.

Entre as atribuições dos CRMs, Dra. Inês Melo destacou a manutenção dos registros dos médicos e fiscalização do exercício da Medicina. Além disso, apresentou as novas atualizações acerca da publicidade médica.

Gerenciamento do estresse

O médico psiquiatra geral e psicogeriatra, fundador do Instituto Viva a Vida, Dr. Nairton Cruz, apresentou a palestra “Gerenciamento do estresse e autocuidado na profissão médica”. Durante a palestra explicou sobre os sintomas físicos do estresse, presentes, principalmente, durante o período de graduação e internato, entre eles o cansaço, a fadiga, a queda de cabelo e mudança de apetite.

“A maioria das pessoas não entende como é a nossa preparação para ser médico, isso gera uma expectativa nos outros que resvala na nossa ansiedade. A ansiedade é um sentimento bom, nos prepara para eventos, o problema é quando passa a ser demais”, explicou o médico.

Previdência

A advogada do Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos, Dra. Vivian Nogueira, trouxe atualizações sobre “Direito Previdenciário para Médicos”. Durante apresentação explicou sobre as modalidades de vínculos e contribuições dos empregados, contribuintes individuais e servidores públicos.

Na palestra, a advogada também explicou a atuação e os serviços que o Sindicato dos Médicos oferece no campo da previdência, como ações para restituição das contribuições pagas em excesso, principalmente nos casos de médicos recém-formados que possuem vários vínculos trabalhistas, e planejamento previdenciário.

“Não pense na previdência como aposentadoria, ela protege você em relação ao trabalho. Sempre que você precisar faltar ao trabalho, a previdência social está ali para lhe assegurar e fazer com que tenha um meio para se recuperar parte das suas finanças e voltar ao exercício da profissão da melhor forma”, explicou a advogada.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, encerrou a segunda edição do IdeaMed apresentando o trabalho, as principais ações e benefícios da entidade em prol da categoria, entre elas: modernização do site da entidade, o Livro de Ocorrência Digital, canal de podcast, Clube de Vantagens, Ranking do Piso Médico e projeto de Ajuda de Custo para os estudantes.

“A nossa ideia é criar um hub, um local, onde o médico consiga resolver todas as coisas assessoras da vida, para que ele não precise se preocupar. Então, convido vocês a conhecerem o Sindicato dos Médicos e acompanharem o nosso trabalho e ações, que vão muito além de lutas pela categoria”, finalizou Dr. Leonardo Alcântara.

O II IdeaMed contou com a parceria das empresas Unimed Corretora, Unimed Fortaleza, The Coral Resorts e Unicred.

Galeria de fotos:

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!