Sindicato dos Médicos constata alta demanda e sobrecarga de trabalho no Hospital e Centro de Parto Normal de Pindoretama
A unidade conta com apenas um médico de plantão, necessitando de enfermeiros e pessoal de apoio

No dia 1º de setembro, o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maximiano Ventura, realizou visita de fiscalização no Hospital e Centro de Parto Normal de Pindoretama e constatou que a unidade conta com apenas um médico de plantão. Na última segunda-feira (11), um ofício foi encaminhado à secretária de Saúde, Maria Cremilda, requerendo a contratação de mais profissionais para garantir um atendimento adequado à comunidade local.

Leia mais: Sindicato dos Médicos visita unidades de saúde no Litoral Oeste do Ceará para averiguar denúncias

No ofício, a entidade expressa preocupação em relação às condições de contingente profissional humano insuficiente para dar vazão ao número de atendimentos na unidade.

Além da contratação de mais médicos, o Sindicato aponta a necessidade de enfermeiros e pessoal de apoio. “A falta de recursos humanos adequados afeta diretamente a capacidade do hospital de atender eficientemente às necessidades médicas da população, além de comprometer a saúde e bem-estar do profissional sobrecarregado”, afirma o diretor.

Riscos

O Sindicato dos Médicos ressalta alguns riscos que a ausência de uma equipe multiprofissional pode gerar: a falta de recursos humanos pode levar a erros médicos devido à pressão excessiva sobre o médico de plantão; exaustão e Burnout do profissional; e impacto na continuidade do cuidado aos pacientes, especialmente em casos que requerem acompanhamento a longo prazo.

“É importante ressaltar que a atenção primária à saúde na região precisa de maiores cuidados e investimentos. A ausência de serviços de atenção primária eficazes tem levado muitos pacientes da Unidade Básica de Saúde a buscar atendimento direto no hospital, exacerbando a superlotação e colocando ainda mais pressão sobre o único médico de plantão”, acrescenta Dr. Maximiano Ventura.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância de garantir um sistema de saúde mais eficiente e acessível para todos os cidadãos e em condições de trabalho adequadas.