Visita técnica do Sindicato dos Médicos ao CAPS Geral da Regional V, em Fortaleza, constata necessidade de mais profissionais para atender a demanda
Unidade possui apenas um médico psiquiatra. Sobrecarga enfrentada pelo único profissional impacta no atendimento de qualidade

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Geral) – Regional V, localizado no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, possui apenas um psiquiatra responsável por atender toda a demanda. A situação foi constatada durante visita técnica realizada pelo diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Maximiano Ventura, na última sexta-feira (11).

Leia mais: Após o Sindicato dos Médicos cobrar melhorias no funcionamento do CAPS AD Silas Munguba, SMS diz que irá realizar mudança de imóvel

A sobrecarga enfrentada pelo único profissional disponível acendeu alerta na entidade, que no mesmo dia encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. Galeno Taumaturgo, destacando a necessidade de um quadro de profissionais em concordância com a realidade.

“A concentração de responsabilidades sobre um único profissional pode acarretar consequências negativas para a qualidade do atendimento, bem como para a saúde mental do próprio médico. O quadro de profissionais deve ser condizente com a demanda a fim de assegurar um atendimento de excelência e a saúde laboral dos médicos envolvidos”, esclarece Dr. Maximiano Ventura.

No ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta que o objetivo da visita consistiu na avaliação da estrutura operacionalização e desempenho da unidade, tendo em vista a importância de proporcionar um ambiente adequado para a prestação de serviços de saúde mental à população. A entidade também parabeniza a infraestrutura do CAPS Geral, a qual apresenta estado condizente com os padrões de qualidade esperados, demonstrando cuidado no ambiente físico e nas condições de atendimento.

“A estrutura do local está bem preservada e oferece boas condições, no entanto, precisamos garantir que a população receba um atendimento adequado e de qualidade, e nos preocupa o fato de a unidade possuir apenas um médico psiquiatra para toda a demanda”, completa Dr. Maximiano Ventura.

Além de pedir para que a Secretaria de Saúde apresente quais medidas serão adotadas para mitigar a demanda excessiva, o Sindicato dos Médicos solicita informações sobre a área de abrangência e a quantidade de pacientes atendidos pela unidade.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição da gestão municipal para auxiliar na promoção de avanços para esse importante segmento da saúde pública.