O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelos diretores Dr. Edmar Fernandes e Dr. Sandro Bandeira, participou de uma reunião na Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na tarde da última quarta-feira (23), para acompanhar e prestar esclarecimentos sobre a Ação Civil Pública movida pelo órgão em relação à convocação dos aprovados na extinta Funsaúde.
A reunião contou com a presença da promotora Dra. Ana Cláudia Uchôa, da Comissão de Aprovados da Funsaúde, além dos sindicatos do Fórum Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec).
Na ocasião, Dr. Sandro Bandeira esclareceu as questões pertinentes aos médicos, como o desvio de função, preenchimento de vagas na rede estadual por médicos contratados via cooperativas, a redução de valores e a necessidade de que a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) seja concedida tanto para os que já foram convocados como para os que ainda serão nomeados pela Secretaria da Saúde do Ceará (SESA).
Sobre a VPNI, o Sindicato dos Médicos já entrou com ação judicial determinando o ressarcimento dos valores remanescentes não recebidos desde a transmudação até o cumprimento da ordem judicial. “Durante a reunião, esclarecemos toda a realidade e dificuldade dos médicos aprovados na Funsaúde. Estamos presentes, pregamos não somente o respeito ao médico, mas à saúde como um todo em nosso Estado”, disse Dr. Sandro Bandeira.
Ainda na reunião, os representantes das categorias cobraram transparência nos atos da administração pública sobre a convocação. Também ficou acordado que o assunto será debatido na próxima reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) e foi proposto a criação de um grupo de trabalho da MENP para acompanhar e dar celeridade na convocação.
Ofício
Nesta quinta-feira (24), a Comissão de Aprovados da Funsaúde encaminhou um ofício à secretária da Saúde, Dra. Tânia Mara Coelho, solicitando informações acerca da relação de desistência e convocação, por cargo e quantitativo, dos aprovados no concurso, bem como quantos foram convocados e solicitaram prorrogação de posse e quais medidas estão sendo tomadas para o preenchimento das vagas mencionadas.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que continuará tomando as medidas cabíveis para garantir a convocação de todos os profissionais em suas vagas.
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará