Sindicato dos Médicos recebe resposta do ISGH em relação às condições de funcionamento e desfalque na equipe pediátrica na UPA Canindezinho
ISGH disse que já substituiu beliches, corrigiu infiltrações e que resolveu problemas de infestação de percevejos

Na última quarta-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu dois ofícios do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) em resposta aos esclarecimentos solicitados acerca das condições de funcionamento e desfalque na equipe médica pediátrica na UPA Canindezinho, em Fortaleza. Os esclarecimentos foram solicitados nos meses de abril e maio.

Leia mais: Sindicato dos Médicos cobra ISGH e Sesa por melhores condições de funcionamento na UPA Canindezinho e UAPS George Benevides

Sindicato dos Médicos encaminha ofício ao Cremec, Sesa e ISGH solicitando medidas acerca das más condições de funcionamento da UPA Canindezinho

Em relação ao desfalque na equipe pediátrica, o ISGH informou que a referida UPA não está operando com escala reduzida, que é composta por seis médicos, sendo um chefe de equipe, dois responsáveis pelo atendimento pediátrico e três pelo atendimento adulto. O Instituto ressaltou, no entanto, que pode ocorrer de dois profissionais estarem de atestado no mesmo plantão, e quando isso acontece oferece os médicos da Cooperativa dos Pediatras do Ceará.

Quanto às condições de funcionamento, conforme relatadas pelos profissionais ao Sindicato dos Médios, o ISGH disse que a UPA dispõe de todos os equipamentos necessários para atendimento de urgência e que quando há 100% de lotação dos leitos, os pacientes são acomodados em macas ou poltronas enquanto busca-se a transferência para um leito hospitalar.

Em relação à infestação de pulgas, disse que foi identificado que seria percevejo, e que o problema foi relatado apenas uma vez, em dezembro, tendo sido resolvido de imediato por meio de dedetização em toda a unidade e descarte de todos os colchões.

O ISGH também informou que apesar de a UPA encontrar-se em reforma, está funcionando em um anexo, com o espaço físico mantido e espaço para o estacionamento dos funcionários. A previsão para a conclusão das obras, que estão sendo geridas pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará, é de até 180 dias.

Repouso médico

Sobre o repouso médico, o ISGH garantiu que os beliches estão sendo substituídos e que as infiltrações de água pluvial, ocorrida em fevereiro, já foram resolvidas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para futuras intermediações.

Foto: Fabiane de Paula/DN