Hospital do Coração de Sobral suspende atendimento ambulatorial em cardiologia, cirurgias eletivas e hemodinâmica por falta de repasse da Secretaria da Saúde do Ceará
O valor referente ao extrateto foi aprovado em reunião com o CESAU no dia 10 de julho, mas ainda não foi efetuado. Prazo era dia 16 de agosto

O Hospital do Coração de Sobral suspendeu, nesta sexta-feira (18), o atendimento ambulatorial em cardiologia, cirurgias eletivas e hemodinâmica. A paralisação ocorre por ausência do repasse do extrateto de cerca de R$ 2 milhões aprovados em reunião com o Conselho Estadual de Saúde (CESAU) no dia 10 de julho e alinhados com a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA).

Leia mais: Hospital do Coração de Sobral: Sindicato solicita à SESA esclarecimentos e urgência no repasse dos valores de extrateto; médicos sinalizam paralisar atividades a partir do dia 15

Após o recebimento de comunicado de paralisação, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício em caráter de urgência à SESA nesta sexta-feira (18) requerendo providências imediatas para a efetivação do repasse.

Segundo o comunicado, como o repasse do extrateto não ocorreu até o dia 16 de agosto, o atendimento ambulatorial em cardiologia ficará suspenso por tempo indeterminado. Também foi suspenso o atendimento eletivo da hemodinâmica (CATE e angioplastia coronariana), bem como as cirurgias cardíacas eletivas.

O hospital atenderá como vaga zero pelo SAMU Ceará apenas os casos de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e de BAVT, casos fora do perfil serão encaminhados para outras unidades. Além disso, as escalas médicas de plantão na Unidade Coronariana (UCO), UTIs e Pronto Atendimento estão preenchidas somente até 31 de agosto, após esse período não há escalas.

“Lembramos que esse valor é referente ao extrateto que o Hospital do Coração trabalhou entre junho de 2021 e junho de 2022. Na época da Covid, eles trabalharam mesmo sem receber recursos do Estado, e existe esse débito que a SESA já tinha reconhecido, inclusive o pagamento já foi aprovado pelo CESAU, mas até agora o repasse não foi feito, mesmo após diversos pedidos e  ofícios avisando sobre o prejuízo que a falta desse dinheiro estava causando”, explica o diretor do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes.

Além de solicitar providências urgentes à SESA, o Sindicato dos Médicos reitera a necessidade de repasse do montante relativo à Política de Hospital Polo nas especialidades de clínica cardiológica e cirurgia cardiológica, pois apenas o extrateto não é suficiente. Também reforça o pedido para o credenciamento do hospital em tela na especialidade de anestesiologia e a habilitação das UTI’s, ambas na Política de Incentivo Hospitalar do Estado.

Campanha

Além dos inúmeros ofícios enviados à SESA requerendo providências para a situação, o Sindicato dos Médicos também desenvolveu uma campanha, em junho, em suas redes sociais e em outdoors, em Sobral, alertando a população sobre o risco de fechamento da unidade hospitalar.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que, desde o início, está tomando todas as medidas cabíveis para garantir a continuidade da prestação dos serviços, bem como a valorização dos profissionais e o atendimento de qualidade à população.