Hospital do Coração de Sobral: Sindicato solicita à SESA esclarecimentos e urgência no repasse dos valores de extrateto; médicos sinalizam paralisar atividades a partir do dia 15
Unidade alerta necessidade de repasse relativo à Política de Hospital Polo nas especialidades de clínica cardiológica e cirurgia cardiológica

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), na última quarta-feira (08), solicitando esclarecimentos e urgência no repasse dos valores de extrateto de cerca de R$ 2,5 milhões já aprovados pelo Conselho Estadual de Saúde (CESAU) ao Hospital do Coração de Sobral. A unidade hospitalar, que é referência em cardiologia clínica, cirúrgica e hemodinâmica no Estado, passa por uma situação grave de escassez de recursos, comprometendo o funcionamento e o pagamento dos profissionais.

Leia mais: Sindicato dos Médicos encaminha ofício à Secretaria da Saúde do Ceará para que atenda as medidas solicitadas pelo Hospital do Coração de Sobral

O pedido de urgência surge após reunião realizada entre a direção geral, a direção técnica e os médicos do hospital, no dia 03 de agosto, onde foi decidido que, caso o repasse de extrateto não seja efetuado de forma emergencial, haverá paralisação dos atendimentos eletivos a partir da próxima terça-feira (15).

Além da Secretaria da Saúde, a possível paralisação já foi comunicada pelo Sindicato dos Médicos à Secretaria de Saúde de Sobral e ao diretor técnico do hospital, Dr. José Erinaldo da Silva Junior.

De acordo com a diretoria do Hospital do Coração, apenas os valores do extrateto não são suficientes para manter o sustento da unidade, sendo necessário o repasse do montante relativo à Política de Hospital Polo nas especialidades de clínica cardiológica e cirurgia cardiológica, bem como o credenciamento da instituição em tela na especialidade de anestesiologia e a habilitação das UTI’s, ambas na Política de Incentivo Hospitalar do Estado.

Atendimentos

Em caso de paralisação, serão suspensos somente os atendimentos eletivos, os de urgência e emergência continuarão ativos, e a população será devidamente esclarecida acerca da situação.

“Infelizmente, chegamos a um ponto crítico em que a falta de recursos e a ausência de pagamento dos profissionais comprometem o funcionamento do hospital, e ameaçam diretamente a vida e a saúde dos pacientes que dependem de seus serviços”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

Diante do cenário, o Sindicato dos Médicos reforça à SESA o pedido para que sejam tomadas as medidas necessárias o quanto antes, assim como os pleitos do hospital sejam atendidos, no sentido de garantir o bom funcionamento do equipamento para a população os profissionais não sejam ainda mais prejudicados com a situação.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e afirma que continuará acompanhando a situação e tomando todas as providências cabíveis.