Sindicato dos Médicos sugere criação de setor de neurologia no IJF diante do aumento nas demandas clínicas e cirúrgicas na especialidade
O setor permitiria a formação de equipes altamente especializadas, capazes de lidar com diagnósticos diferenciados e tratamentos mais precisos

Em ofício encaminhado ao superintendente do Instituto Doutor José Frota (IJF), Dr. Daniel de Holanda, no dia 08 de agosto, o Sindicato dos Médicos do Ceará sugeriu a criação de um setor de neurologia. A necessidade surge diante do crescente aumento nas demandas clínicas e cirúrgicas na especialidade.

Leia mais: Equipe médica do IJF enfrenta superlotação e ausência de triagem adequada; Sindicato dos Médicos solicita melhoria das condições de atendimento

A ausência de uma estrutura dedicada à neurologia impacta diretamente na organização dos atendimentos, na qualidade dos diagnósticos e tratamentos oferecidos, bem como na capacidade de acompanhamento adequado dos pacientes com afecções neurológicas.

“A criação deste setor no IJF também está em consonância com a tendência nacional e internacional de valorização desta especialidade médica, refletindo o compromisso da instituição com a excelência e inovação no atendimento”, explica Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

De acordo com Dr. Leonardo Alcântara, a neurologia abrange uma ampla gama de condições neurológicas, desde distúrbios neurodegenerativos até doenças cerebrovasculares, e por demandar um profundo conhecimento e treinamento específico, a criação de um setor permitiria a formação de equipes altamente especializadas, capazes de lidar com diagnósticos diferenciados e tratamentos mais precisos.

Além disso, proporcionaria acesso a exames e tecnologias avançadas, como ressonância magnética, eletroencefalografia e neuroimagem funcional, aprimorando a precisão diagnóstica e facilitando a escolha das melhores estratégias terapêuticas.

A entidade também acrescenta que, com isso, o IJF estaria na vanguarda de pesquisas e protocolos inovadores, proporcionando atendimento especializado à população, assim como permitiria a colaboração entre neurologistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais, garantindo um cuidado mais abrangente.

“A criação deste setor representaria um grande avanço para o IJF, fortalecendo seu papel como centro de referência médica no Ceará. Estamos à disposição para fornecer informações adicionais, dados estatísticos e estudos de casos que respaldem a relevância da criação deste setor”, acrescenta Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera a importância de um setor de neurologia para a otimização dos recursos disponíveis, a formação de equipes especializadas e a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos adequados.