Equipe médica do IJF enfrenta superlotação e ausência de triagem adequada; Sindicato dos Médicos solicita melhoria das condições de atendimento
Os profissionais estão enfrentando sobrecarga de trabalho devido à hiperlotação e ausência de triagem adequada

Na última terça-feira (26), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Dr. Daniel de Holanda, solicitando providências acerca das condições de atendimento no hospital. Conforme informações recebidas pela entidade, a equipe médica está enfrentando sobrecarga de trabalho devido à hiperlotação e número de médicos insuficiente.

Leia mais: Sindicato dos Médicos deseja boas-vindas aos novos secretários da Saúde e diretor do IJF

Segundo as denúncias, a entrada de múltiplos pacientes sem passagem de caso e sem um médico para realizar a triagem de forma adequada, está impactando a qualidade do atendimento prestado, comprometendo a segurança e o bem-estar dos pacientes. Além disso, a rotatividade de leitos vem crescendo, gerando uma sobrecarga de trabalho.

No ofício, o Sindicato sugere a contratação de mais médicos para reforçar o quadro de profissionais de saúde do IJF e  também ressalta que a escassez de monitores nas salas vermelha e laranja precisa ser resolvida imediatamente, pois tratam-se de equipamentos fundamentais para o monitoramento contínuo dos pacientes em estado grave.

“Importante destacar que a hiperlotação do hospital afeta diretamente a capacidade de cuidado e tratamento de cada indivíduo que busca assistência no IJF. Diante dessa situação, faz-se urgente a adoção de medidas para otimizar o fluxo de pacientes, garantir uma triagem adequada e priorizar os materiais essenciais para os atendimentos, como P.A.I. e ultrassom”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e destaca que está à disposição da direção do IJF para auxiliar no que for necessário para garantir as melhores condições de trabalho aos profissionais.