Sobre atraso dos pagamentos dos médicos que atuam nas UBS’s de Fortaleza, COAPH diz que depende do repasse do município
Médicos que produziram nos meses de março a maio ainda aguardam recebimento dos valores

No dia 10 de julho, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Cooperativa de Atendimento Pré & Hospitalar (COAPH) cobrando uma resolução definitiva e urgente acerca da retenção dos pagamentos referentes aos meses de março, abril e maio dos médicos cooperados e ex-cooperados que atuaram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Fortaleza.

Leia mais: COAPH responde sobre demora de pagamento dos médicos patologistas do SVO e fragilidade contratual jurídica

A entidade mencionou que os pagamentos já efetuados também apresentaram atrasos, sendo quitado com cerca de três depois da data prevista, dia 17, e de forma parcelada.

Em resposta, recebida pelo Sindicato na última quarta-feira (09), a COAPH disse que o motivo dos atrasos é devido à demora da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) em efetuar o pagamento dos serviços prestados.

Conforme explicou, o processo de pagamento ocorre a partir do alinhamento entre a COAPH, a diretoria das UBS’s e a SMS, após checagem e aplicação de glosas, caso necessário, a SMS requisita a nota fiscal, destacando que o pagamento dos profissionais depende diretamente do repasse pelo contratante.

A COAPH ressaltou que, embora não possa realizar previsões dos atos da administração pública, está trabalhando para que a situação seja solucionada o mais breve possível. Também afirmou que não estaria retendo o pagamento dos profissionais e que os médicos que produzem pela cooperativa não possuem vínculo empregatício, podendo deixar de produzir ou se desfiliar a qualquer momento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará informa que continuará acompanhando até que a situação seja completamente regularizada, tomando as providências cabíveis, caso necessário.

Fonte: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza