COAPH responde sobre demora de pagamento dos médicos patologistas do SVO e fragilidade contratual jurídica
Cooperativa garantiu que contrato firmado com a administração pública, por meio de dispensa de licitação, foi assinado em 26 de julho

Na última terça-feira (08), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu mais uma resposta da Cooperativa de Atendimento Pré & Hospitalar (COAPH). Desta vez, referente a demora de pagamento dos médicos patologistas lotados no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Estado.

Leia mais: COAPH presta esclarecimentos acerca dos atrasos de pagamento dos médicos que atuam nas unidades de saúde da rede municipal de Fortaleza

No dia 17 de julho, o Sindicato encaminhou ofício à cooperativa questionando a ausência de formalização de um contrato e a falta de perspectiva de assinatura de um novo acordo dos médicos que prestavam seus serviços ao SVO desde o dia 16 de junho. A compensação financeira para os serviços prestados estaria ocorrendo via reconhecimento de dívida e indenização, gerando insegurança e instabilidade financeira aos profissionais.

De acordo com a COAPH, durante o período questionado não havia, ainda, contrato público firmado com a administração pública para os referidos serviços, pois estava ocorrendo o processo de licitação, que se deu por dispensa de licitação, no qual a cooperativa logrou êxito.

A COAPH ressaltou que, embora tenha diligenciado todas as tratativas com o ente público para a formalização do contrato no menor tempo possível, só foi assinado no dia 26 de julho, destacando que a publicização do mesmo seria de responsabilidade da administração pública.

No ofício encaminhado à cooperativa, o Sindicato dos Médicos havia solicitado celeridade na resolução do problema, para não correr o risco de impactar negativamente na qualidade dos serviços prestados no SVO.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que seguirá acompanhando a situação, estando à disposição para esclarecimentos adicionais.

Foto: Reprodução/SESA