Sindicato dos Médicos encaminha ofício à Cemerge solicitando esclarecimentos sobre ausência de pagamento dos profissionais que atuam na SESA
Denúncia protocolada no MPT diz que cooperativa não repassou valores dos plantões prestados no período de 21 de março a 20 de abril

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Cooperativa de Trabalho dos Médicos Emergencistas do Ceará (Cemerge), na última quarta-feira (09), solicitando esclarecimentos sobre a ausência de pagamento dos médicos que atuam na Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). A entidade tomou conhecimento de uma denúncia protocolada no Ministério Público do Trabalho (MPT) na qual aponta que a cooperativa não repassou os valores dos plantões prestados no período de 21 de março a 20 de abril.

Leia mais: Em resposta ao Sindicato sobre atraso de pagamento dos médicos das UPAs, CEMERGE afirma que recursos já foram repassados

Conforme narrado, a Cemerge teria recebido o repasse referente ao serviço prestado, mas não teria, até o momento, efetivado os valores aos profissionais cooperados.

No ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta que a falta de previsão de uma data para o pagamento, além de dificultar a organização financeira dos profissionais, pode causar desinteresse na continuidade dos vínculos e escalas.

A entidade também destaca que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.  Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

“Pedimos à Cemerge que preste os devidos esclarecimentos sobre a falta de pagamento durante o período questionado, para que os médicos recebam uma justificativa, bem como uma previsão de quando esses valores serão efetuados”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e informa que seguirá acompanhando a situação até que as devidas providências sejam tomadas.