Médicos da Policlínica de Tianguá estão com salários de maio e junho atrasados; situação é recorrente e Sindicato solicita regularização
Desde dezembro do ano passado, os profissionais vêm sofrendo com pagamentos fora do prazo

Médicos que atuam na Policlínica Regional Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, no município de Tianguá, estão com os salários de maio e junho atrasados. Desde dezembro do ano passado, os profissionais vêm sofrendo com a demora.

Leia mais: Sindicato dos Médicos intensifica fiscalizações nas unidades de saúde de vários municípios da Região Norte do Estado

Na última quarta-feira (09), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao presidente e diretores do Consórcio Público de Saúde da Ibiapaba (CPSI), responsável pela gestão da unidade, requerendo a regularização dos débitos.

No final do mês de julho, os diretores do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maximiano Ventura, estiveram no local e ouviram as demandas dos profissionais. Segundo os relatos, os pagamentos de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 foram adimplidos apenas no dia 11 de maio, e dos meses de fevereiro a abril foram pagos no dia 31 de julho. Já os meses de maio e junho encontram-se em aberto, ainda sem previsão.

Ainda no ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta que o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o pagamento das verbas trabalhistas deve ocorrer de forma pontual, sob pena de multa, juros e correção monetária. O não pagamento das remunerações laborais, além de violar a legislação trabalhista, pode também caracterizar infração ao direito fundamental à dignidade do trabalhador, previsto na Constituição Federal.

“Os médicos precisam de uma resposta clara a respeito dessa situação que vem ocorrendo há bastante tempo, e o consórcio precisa se manifestar, indicar quais medidas serão adotadas para regularizar os pagamentos de forma definitiva, pois a falta de previsão, além de dificultar a organização financeira dos profissionais, pode motivar a descontinuidade dos vínculos e escalas”, afirma Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos reitera que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.  Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

Além disso, é dever do Consórcio Público de Saúde da Ibiapaba garantir que os médicos vinculados à Policlínica Regional Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita possam exercer suas funções de forma plena e em condições dignas de trabalho.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e assegura que tomará todas as providências cabíveis até que a situação seja resolvida, sem mais prejuízos aos profissionais.