Sindicato dos Médicos intensifica fiscalizações nas unidades de saúde de vários municípios da Região Norte do Estado
As visitas ocorreram de 26 a 29 de julho e foram averiguadas denúncias relacionadas à insuficiência de médicos, atrasos salariais e insegurança

Os diretores do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maximiano Ventura, realizaram uma série de visitas de fiscalizações nas unidades de saúde de diversos municípios cearenses na Região Norte. As visitas ocorreram de 26 a 29 de julho e tiveram como objetivo a averiguação de denúncias relacionadas à insuficiência de médicos, atrasos salariais, insegurança, bem como recebimento de novas demandas.

Leia mais: Sindicato dos Médicos realiza visitas em unidades de saúde na Região do Cariri

A primeira visita foi realizada na madrugada de quinta-feira (26), no Hospital Municipal José Arcanjo Neto, em Santana do Acaraú, onde constataram a informação recebida recentemente de que havia apenas um médico em determinado horário. “Viemos constatar uma denúncia que fiz dias atrás, de que só tem um médico de plantão para atender toda a demanda a partir das 13 horas. Ele fica sozinho e, obviamente, a situação sobrecarrega o profissional e a população não é atendida devidamente, pois muitos postos de saúde da cidade não estão com equipe completa”, conta Dr. Edmar Fernandes.

Ainda na quinta-feira, os diretores foram até o Hospital do Coração de Sobral, Policlínica de Tianguá e UPA de Tianguá. No Hospital do Coração, foram verificadas as condições de funcionamento da unidade e o possível risco de fechamento por conta dos problemas enfrentados pelo atraso do repasse de verba estadual. “Nesta unidade, temos o risco de fechamento dos serviços de emergências cardiológicas por conta do atraso de repasses do governo estadual para o hospital. Em nossa chegada, ficamos sabendo de um paciente que estava necessitando de uma ablação, com sérios riscos de vida e não estava conseguindo realizar o procedimento diante das dificuldades que hospital tem enfrentado”, ressalta Dr. Maximiano Ventura.

Na sexta-feira (27), os representantes do Sindicato dos Médicos conversaram com os profissionais da Santa Casa de Sobral e UPA Sobral. Na ocasião, além de verificarem as condições de trabalho, reforçaram sobre os serviços e benefícios que a entidade oferece aos seus associados. No mesmo dia, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maximiano Ventura estiveram no Hospital Unimed Sobral para tratar sobre o atraso de pagamentos e reforçar solicitação feita pela entidade para a regularização da situação.

Irauçuba e Forquilha

No sábado (29), encerrando as visitas, os representantes do Sindicato dos Médicos foram ao Hospital Municipal de Irauçuba e se surpreenderam com a melhoria da unidade, que passou por uma reforma de ampliação e aumentou o número de médicos.  “Antes, aqui contava com apenas um profissional, agora são dois para atender a demanda de 24 horas. Isso é muito importante e traz um benefício para toda a população, e é isso que a gente tem batalhado”, comemora Dr. Maximiano Ventura.

No entanto, o hospital precisa investir na segurança, pois os profissionais relataram casos em que sofreram agressões físicas, tentativas de roubo e furto de materiais. Dr. Edmar Fernandes garantiu que o Sindicato dos Médicos encaminhará ofício para a Secretaria de Saúde e Prefeitura de Irauçuba cobrando providências.

Já no Pronto Atendimento de Forquilha a situação é de descaso. Os representantes do Sindicato foram informados que em alguns horários não há médicos, ocasionando a transferência de pacientes para Sobral. “Uma cidade com 25 mil habitantes, que não conta com médicos em alguns horários, que não tem medicação, que não tem assistência adequada, é simplesmente um absurdo, um descaso da Prefeitura de Forquilha”, lamenta Dr. Maximiano Ventura, ressaltando que a entidade tomará todas as medidas cabíveis e, se necessário, acionará o Ministério Púbico para intervir na situação.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que todas as demandas recebidas durante as visitas serão repassadas ao Departamento Jurídico para que as devidas providências sejam tomadas.

Galeria de fotos: