Sindicato dos Médicos encaminha ofício à Secretaria da Saúde do Ceará para que atenda as medidas solicitadas pelo Hospital do Coração de Sobral
Caso a insuficiência financeira do hospital permaneça, os atendimentos serão comprometidos novamente

Na última segunda-feira (24), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu ofício do Hospital do Coração de Sobral acerca do pedido de informações sobre a atual situação da unidade. No documento, a direção do hospital solicitou apoio da entidade, bem como do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), para contribuir nas deliberações das negociações junto à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Leia mais: URGENTE: Médicos da hemodinâmica e cardiologia do Hospital do Coração de Sobral vão paralisar os serviços a partir de julho por falta de pagamentos

De acordo com a direção, caso ações efetivas não sejam tomadas para concretizar os repasses de recursos aprovados pelo Conselho Estadual de Saúde (CESAU) no dia 10 de julho, o hospital voltará a ter problemas assistenciais. Na última terça-feira (25), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à SESA reiterando as medidas necessárias para atender os pleitos da unidade hospitalar.

Entre as solicitações, a transferência dos recursos financeiros relativos às especialidades cardiologia clinica e cardiologia cirúrgica, adesão do hospital na especialidade Anestesiologia e habilitação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) na Política de Incentivo Hospitalar.

A direção esclareceu que está havendo um retomo gradual dos médicos às escalas de plantão, resultado do cumprimento parcial do compromisso financeiro com o corpo clínico, assim como a confiança e a credibilidade estão sendo resgatadas. No entanto, sem o credenciamento dos pontos pleiteados a insuficiência financeira do hospital permanecerá e os atendimentos serão comprometidos novamente.

Providências

À Sesa, o Sindicato dos Médicos pede compreensão à gravidade da situação e a urgência de agir em prol da comunidade atendida pelo Hospital do Coração de Sobral. “Aparentemente, chegamos a um ponto crítico em que a falta de recursos e a interrupção no fornecimento de insumos vitais não apenas comprometem o funcionamento do hospital, mas também ameaçam diretamente a vida e a saúde dos pacientes que dependem de seus serviços”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente da entidade.

O Sindicato dos Médicos do Ceará se coloca à disposição da Secretaria da Saúde para prestar todos os esclarecimentos necessários e reitera o pedido para que providências sejam tomadas imediatamente no sentido de efetivar os três pontos solicitados pelo Hospital do Coração de Sobral.