Por meio de ofício ao Complexo Hospitalar da UFC, Sindicato solicita proteção às médicas gestantes em ambientes insalubres
Profissionais afastadas de ambientes insalubres estão sendo obrigadas a cumprir carga horária no setor de Alojamento Conjunto

Na última terça-feira (1º), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Augusto Alencar Junior, solicitando proteção às médicas gestantes em condições insalubres.

Leia mais: Ebserh responde ofício sobre alimentação dos internos do HUWC/MEAC; Sindicato ainda aguarda posicionamento da FAMED

A entidade tomou conhecimento de que a direção da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) tem adotado o afastamento das médicas gestantes de atividades em ambientes insalubres, conforme dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, as profissionais estão sendo obrigadas a cumprir carga horária no setor de Alojamento Conjunto, também classificado como insalubre.

No ofício, o Sindicato ressalta que, conforme artigo 394-A da CLT, a gestante deve ser afastada de atividades insalubres durante a gravidez. A entidade também menciona o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconhece a inconstitucionalidade da exposição de gestantes a ambientes insalubres, independentemente do grau de insalubridade, assegurando o direito ao afastamento.

“Solicitamos informações detalhadas sobre como está sendo efetuada a realocação dessas profissionais em seus plantões, e se as medidas adotadas estão em conformidade com o que estabelece a legislação vigente para proteção das gestantes em ambiente insalubre”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reforça seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição para discutir soluções adequadas, que respeitem os direitos legais e assegurem a integridade física e emocional das médicas grávidas na MEAC.

Foto: Aurélio Alves/O Povo