Sindicato dos Médicos recebe visita do secretário de Saúde de Maracanaú para tratar demandas da UPA e Hospital Municipal
Entre os assuntos discutidos, a redução dos valores recebidos pelos médicos, local do repouso pequeno e inadequado, insegurança e ausência de pediatras

O secretário de Saúde de Maracanaú, Wagner Sousa (Capitão), esteve na manhã desta segunda-feira (31) no Sindicato dos Médicos do Ceará para tratar demandas de interesse dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara e do Hospital Municipal João Elísio de Holanda. A reunião foi realizada com o diretor da entidade Dr. Maximiano Ventura, a gerente jurídica Dra. Thaís Timbó e a advogada Dra. Vivian Nogueira.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita reunião com secretário de Saúde de Maracanaú para tratar redução de valores e outras demandas da UPA Pajuçara

Entre os assuntos tratados, a redução dos valores recebidos pelos médicos, local do repouso pequeno e inadequado, insegurança, ausência de pediatras, além do pedido de clareza nos prazos para análise e efetivação dos pagamentos. A reunião foi solicitada pelo Sindicato dos Médicos, por meio de ofício, no dia 21 de julho.

O secretário de saúde reconheceu a importância do trabalho do Sindicato em verificar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais, assim como em apresentar melhorias para a gestão e reforçou interesse em contribuir com as demandas da categoria no município.

“Já tivemos o Sindicato na nossa UPA, no nosso Hospital e lá na sede da secretaria. Hoje, fiz questão de vir aqui ao Sindicato, discutir demandas relacionadas às UPAs, as quais estamos solucionando, e demandas relacionadas ao hospital, onde vamos sentar com a diretoria para tentar solucionar também, e prestar um serviço de qualidade, que é o objetivo do Sindicato e da Secretaria de Saúde”, afirmou Wagner Sousa.

Demandas

Em relação aos relatos dos profissionais de que o repouso existente na UPA é insuficiente para atender a demanda, o secretário informou que está sendo construído um novo que atenderá a necessidade de todos. Quanto à falta de segurança, especialmente nos plantões noturnos, um efetivo fixo da Guarda Municipal já foi providenciado.

Os representantes do Sindicato também relataram uma das principais queixas dos médicos da UPA, que é a insatisfação com as remunerações e falta de diferenciação dos valores dos plantões diurnos, noturnos e feriados. O secretário garantiu que, com a entrada da OS, haverá a oportunidade de uma nova discussão acerca dos valores dos plantões.

Quanto à reclamação dos profissionais sobre a demora do pagamento por conta do atraso no repasse das produções, o Sindicato sugeriu que, com a implantação da OS, sejam determinados fluxos de pagamento e prazos para o setor que participará do processo de repasse. A sugestão foi bem recebida pelo secretário, que garantiu optar pela melhor forma para evitar atrasos.

Ainda na reunião, o Sindicato levou a questão da falta de pediatras na UPA. Foi informado ao secretário que médicos sem Registro de Qualificação de Especialista (RQE) estavam assumindo plantões. Wagner Sousa solicitou esclarecimentos e garantiu que tomará as devidas providências.

Quanto ao Hospital Municipal, o secretário também garantiu efetivo da Guarda Municipal para o local e disse que o setor de emergência será direcionado para outro prédio com uma estrutura mais ampla para o atendimento.

Na oportunidade, também foi levado ao conhecimento do secretário a necessidade de criar um cronograma organizacional para a demanda pediátrica do Hospital conforme o período das doenças sazonais que atingem crianças em determinadas épocas do ano. O secretário sugeriu uma reunião com a diretoria da unidade hospitalar para discutir todas as demandas apresentadas pelo Sindicato dos Médicos.

“A nossa busca é a melhoria das condições de trabalho do médico, da saúde publica, e todos os secretários da Saúde podem chegar até aqui. Temos muitas sugestões e gostaríamos de ajudar a todos. Este é um espaço que está disponível”, ressaltou Dr. Maximiano Ventura.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que segue aberto ao diálogo com todos os gestores, sempre em busca de garantir as melhores condições de trabalho a todos os profissionais.

Galeria de fotos:

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

 

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!