Sindicato dos Médicos solicita reunião com secretário de Saúde de Maracanaú para tratar redução de valores e outras demandas da UPA Pajuçara
Os profissionais queixam-se da falta de diferenciação de valores para plantões diurnos, noturnos ou em finais de semana

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Maracanaú, Wagner Sousa, solicitando uma reunião para tratar de várias demandas dos profissionais da UPA Pajuçara. Entre elas, a falta de segurança e remuneração dos médicos.

Leia mais: Médicos da UPA Pajuçara relatam problemas e atrasos de pagamentos durante Assembleia Geral

O ofício foi enviado na última sexta-feira (21) após problemas relatados durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada no dia 17 de julho. Os profissionais informaram que o espaço de repouso atual é pequeno e não atende adequadamente, sendo necessário uma reforma para aumentar o local e que sejam disponibilizadas escadas para os beliches.

Os médicos também relataram o sentimento de insegurança, principalmente durante os plantões noturnos. Quanto a esta questão, o Sindicato dos Médicos sugere que os novos concursados da Guarda Municipal sejam alocados na UPA e em outras unidades de saúde.

O objetivo da reunião com o secretário é tratar, ainda, sobre a redução dos valores recebidos pelos médicos. “É importante que a gestão compreenda as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e busque soluções viáveis. Embora tenha sido esclarecido que o contrato não permite reajustes até determinado prazo, solicitamos que se busque um meio termo entre o valor atualmente recebido e o que era pago quando contratados pela cooperativa”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Ainda na assembleia, os profissionais queixaram-se que não há diferenciação de valores para plantões diurnos, noturnos ou em finais de semana, e o Sindicato solicita que os preços sejam revistos, de modo a reconhecer o trabalho em horários especiais.

Transparência nos pagamentos

Outra questão apontada pelos profissionais, diz respeito à falta de clareza nos prazos para análise e efetivação dos pagamentos. A proposta é que o envio do demonstrativo aos médicos ocorra até o dia 5 do mês subsequente à prestação do serviço; a emissão e envio da nota fiscal até o dia; e a realização do pagamento até o dia 25 do mês subsequente à prestação do serviço.

No ofício, a entidade ressalta que alguns médicos relataram dificuldades na tratativa com a gestão, mencionando a falta de cordialidade em determinadas situações, e solicita um ambiente respeitoso no processo de discussão das pautas apresentadas.

“Todas essas demandas e propostas foram apresentadas e discutidas durante assembleia realizada com os médicos da UPA Pajuçara, e nosso objetivo é dialogar com a gestão municipal, buscando soluções efetivas para os problemas relatados”, finaliza Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está aberto ao diálogo para tratar as demandas apresentadas com a gestão.

Foto: Reprodução/Ceará Agora