URGENTE: Médicos da hemodinâmica e cardiologia do Hospital do Coração de Sobral vão paralisar os serviços a partir de julho por falta de pagamentos
A entrega das escalas está sendo motivada pela ausência de pagamento desde novembro de 2022, além de uma série de problemas

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu, nesta terça-feira (20), um comunicado dos médicos que atuam nos serviços de hemodinâmica e cardiologia intervencionista do Hospital do Coração de Sobral, informando que  vão paralisar suas atividades a partir do mês de julho. O comunicado também foi encaminhado à direção do hospital, à Secretaria de Saúde de Sobral e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC).

Leia mais: Hospital do Coração de Sobral acumula série de atrasos salariais, escassez de medicamentos e corre risco de fechamento; Sindicato dos Médicos solicita providências

A entrega das escalas está sendo motivada pela ausência de pagamento desde novembro de 2022. Além disso, a unidade enfrenta uma série de problemas, como escassez de medicamentos essenciais, falta de manutenção nos equipamentos, acúmulo de atrasos salariais em diversos setores e a saída do diretor clínico e técnico.

O comunicado dos médicos ressalta que a escala já lançada do sobreaviso do mês de junho está sendo cumprida e que não há falta de assistência aos pacientes até o momento.

“O Hospital do Coração de Sobral, referência em cardiologia clínica, cirúrgica e hemodinâmica em todo o Ceará, está enfrentando uma situação preocupante, que interfere diretamente no atendimento à população. As condições de trabalho chegaram a um nível insustentável, provocando a exaustão dos profissionais, o que tem refletido em entrega de escalas e sério risco de fechamento, pois não há meios para a população ser atendida, bem como para os médicos trabalharem”, explica Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera que tem tomado todas as providências cabíveis para que as autoridades competentes resolvam a situação o mais rápido possível. A entidade, inclusive, já acionou o CREMEC, a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), a Secretaria de Saúde de Sobral e a2ª Promotoria de Justiça de Sobral e da Promotoria de Defesa da Saúde Pública, solicitando uma fiscalização para averiguar as denúncias recebidas.