Sindicato cobra esclarecimentos acerca da disponibilidade de apenas um médico de plantão no Hospital Municipal de Santana do Acaraú em alguns horários
A entidade também solicita quais as medidas estão sendo tomadas para mitigar os impactos da limitação profissionais

O Sindicato dos Médicos do Ceará cobrou esclarecimentos à Secretaria de Saúde de Santana do Acaraú e ao chefe do gabinete do município, Cícero Meceu, acerca da disponibilidade de apenas um médico de plantão no Hospital Municipal em alguns horários. Os ofícios foram enviados nesta quarta-feira (26) após informações recebidas pela entidade.

O Sindicato questiona quais são os critérios adotados para definir o número de médicos de plantão, e se estão em conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores da saúde. Também solicita quais as medidas que estão sendo tomadas para mitigar os impactos da limitação profissionais, principalmente nos períodos de maior demanda.

Além disso, pede que seja esclarecido se existe algum plano de contingência em casos de emergências ou situações que exijam uma demanda maior de profissionais médicos no hospital, visando evitar sobrecargas, situações graves e garantir a continuidade dos serviços.

“Recebemos com preocupação a informação de que o Hospital Municipal de Santana do Acaraú conta com apenas um médico em determinados horários, queremos saber da Secretaria de Saúde quais possíveis planos e ações da para ampliar a equipe de médicos disponíveis, especialmente em momentos de maior demanda por atendimento, assim como para garantir uma assistência de qualidade aos cidadãos”, destaca Dr. Edmar Fernandes, diretor do Sindicato dos Médicos.

Ainda nos ofícios, o Sindicato dos Médicos ressalta o pedido para que as informações sejam disponibilizadas de forma transparente e clara, com base em dados concretos e análises técnicas que justifiquem a atual situação do Hospital de Santana do Acaraú.

“Ressaltamos que tais esclarecimentos são de fundamental importância para a compreensão das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde, nos quais vão nos permitir acompanhar e colaborar no desenvolvimento de soluções eficazes para os desafios enfrentados no âmbito da saúde pública na cidade”, complementa Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição da gestão municipal para dialogar e colaborar na melhoria dos serviços prestados à população, bem como nas condições de trabalho dos profissionais.