Sindicato dos Médicos solicita esclarecimentos à Sesa sobre a descontinuidade dos serviços prestados pela Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará
A paralisação dos serviços será a partir do dia 03 de julho devido à falta de renovação contratual

Na última quinta-feira (29), o Sindicato dos Médicos enviou ofício a secretária da saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, solicitando esclarecimentos acerca da paralisação na prestação de serviços da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (COOMTOCE) devido à ausência da renovação contratual junto a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Os serviços serão descontinuados a partir do dia 03 de julho de 2023.

Conforme ofício encaminhado pela COOMTOCE, em 30 de abril deste ano, findou a vigência do último contrato (n°007/2022) firmado entre a cooperativa e a Sesa, referente aos serviços prestados, não havendo qualquer renovação desde então. Ainda assim, os serviços estão sendo efetivamente prestados sem qualquer formalização da renovação contratual.

Ainda segundo a COOMTOCE, a continuação da prestação dos serviços se tornou insustentável devido a relação contratual continuar sem formalização, os valores de referência estão muito abaixo do que é praticado no setor, além de ter sido suprimido o pagamento de “taxa de administração”. Não há também perspectiva de reajuste de valores, além do aumento abusivo do número de glosas e a manutenção dos valores da remuneração inviabilizar a relação contratual.

Leia mais: Sindicato dos Médicos recebe aviso da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará de suspensão dos serviços médicos prestados à SESA

“Essa situação nos gerou muita preocupação, pois os serviços prestados pela COOMTOCE são de extrema importância à população. Estamos tomando as devidas providências para que não haja nenhum prejuízo a quem mais necessita dos serviços”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.

A entidade solicita os devidos esclarecimentos sobre a situação e quais as medidas que serão tomadas para que não haja prejuízo no tocante aos serviços de médicos de Ortopedia e Traumatologia. Solicita ainda que sejam tomadas as medidas necessárias para renovação do contrato com a COOMTOCE ou dada outra solução para situação, com intuito de não permitir a interrupção dos serviços.

O Sindicato dos Médicos reforça seu compromisso com a categoria e irá continuar acompanhando a demanda junto a Sesa e a COOMTOCE para que seja apresentada uma solução célere e definitiva.