Sindicato dos Médicos recebe aviso da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará de suspensão dos serviços médicos prestados à SESA
O contrato firmado entre a COOMTOCE e a SESA encerrou no dia 26 de abril de 2023 e até o momento não houve tratativas para renovação

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu, na última quarta-feira (28), ofício da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (COOMTOCE) informando sobre a suspensão dos serviços médicos prestados à SESA. O contrato público de prestação de serviços médicos na área de Ortopedia e Traumatologia (contrato nº 007/2022) firmado com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) teve vigência até o dia 30 de abril de 2023 e a relação contratual não teve renovação.

Leia mais: Sindicato dos Médicos recebe denúncia de descontinuidade dos serviços da Cooperativa de Anestesiologistas no Hospital Geral de Fortaleza

A cooperativa ressalta que, mesmo diante da ausência de formalização da renovação contratual, os serviços vêm sendo prestados regularmente pelos médicos cooperados que atendem a população nos termos e condições em que foram contratados, devido à natureza essencial dos atendimentos.

A COOMTOCE porém, esclarece que, a situação se tornou insustentável porque não há previsão de formalização de contrato, os valores estabelecidos estão muito abaixo do que é praticado no setor, além de ter sido suprimido o pagamento de “taxa de administração”, não havendo uma perspectiva de reajuste de valores. A cooperativa informa ainda que houve aumento abusivo do número de glosas e a manutenção dos valores da remuneração inviabiliza a relação contratual.

“Nós estamos extremamente preocupados com a situação apresentada pela COOMTOCE, pois são prestados serviços essenciais a população, inclusive de urgência e emergência. Iremos tomar todas as providências cabíveis para agilizar o processo de renovação contratual para que a população não sofra nenhum prejuízo”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que tomará todas as medidas necessárias para que não haja prejuízo de atendimento à população.

Fonte: Comunicação Sindicato dos Médicos do Ceará