Secretaria da Saúde reforça esclarecimentos sobre condições de funcionamento da UPA Canindezinho
No dia 18 de abril, o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício ao CREMEC, à Sesa e ao ISHG, solicitando medidas urgentes

Na última quinta-feira (1º), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu ofício da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sobre as condições de funcionamento e redução da equipe pediátrica da UPA Canindezinho, em Fortaleza. O documento reforça os esclarecimentos já apresentados pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela administração da unidade.

Leia mais: Sindicato dos Médicos recebe resposta do ISGH em relação às condições de funcionamento e desfalque na equipe pediátrica na UPA Canindezinho

No dia 18 de abril, o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), à Sesa e ao ISGH, solicitando que medidas cabíveis fossem tomadas acerca da falta de equipamentos adequados para avaliar recém-nascidos, leitos insuficientes e condições precárias no repouso médico.

Em reposta, a Sesa reiterou que a UPA não estava trabalhando em escala reduzida na referida data, que dispõe de médicos pediatras, e em casos de atestados e faltas inesperadas recorrem à Cooperativa dos Pediatras do Ceará, como também destacou que a unidade possui oxímetros, monitores multiparâmetros, ventilador mecânico e demais equipamentos necessários para atendimentos de urgência.

Além disso, a secretaria reforçou que o repouso médico encontra-se em fase de substituição e manutenção.  Em relação às infiltrações, a Sesa reiterou que o problema foi corrigido e que a unidade encontra-se em reforma estruturais, gerida pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), com previsão de conclusão de 180 dias.

Quanto à infestação de pulgas, foi identificado que seria percevejo e que a devida dedetização já foi realizada, bem como o descarte de todos os colchões.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que segue à disposição para garantir as melhores condições de trabalho.

Foto: Rodrigo Carvalho/Prefeitura de Fortaleza