Fundação Leandro Bezerra responde ofício encaminhado pelo Sindicato dos Médicos sobre a falta de insumos e medicações básicas nas UPAS
Segundo a Fundação, devido à alta demanda do número de atendimentos médicos, foram necessários alguns adicionais de insumos

Neste mês, o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu ofício da Fundação Leandro Bezerra (FLBM) em resposta à solicitação de esclarecimentos sobre a ausência de insumos e medicações básicas nas UPAs Edson Queiroz, Vila Velha e Bom Jardim, em Fortaleza. Em março, a entidade acionou a FLBM e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) duas vezes relatando falta de luvas, papel higiênico, antibióticos e anti-inflamatórios.

Leia mais: Sindicato dos Médicos denuncia falta de medicações básicas e estoque crítico de equipos nas UPAs geridas pela Fundação Leandro Bezerra

Segundo a Fundação, devido à alta demanda do número de atendimentos médicos, foram necessários adicionais para procedimentos assistenciais e insumos. Ao Sindicato, a FLBM anexou o estoque de insumos e EPI’s referente ao período questionado.

Estoque

Conforme o documento, nas datas 16 e 20 de março, a quantidade de insumos e medicações questionadas pelo Sindicato dos Médicos era a seguinte na UPA Bom Jardim:

Luva cirúrgica estéril 6,5: 67; luva cirúrgica estéril 7: 4; luva cirúrgica estéril 7,5: 4; luva cirúrgica estéril 8,0: 165; bromoprida ampola: 1.150; ondansetrona ampola: 815;; ceftriaxona fa: 841; hidroxizina 10 mg: 44; hidroxizina  25 mg: 0; salbutamol gotas: 5; loratadina comprimido: 885; sulfato ferroso comprimido: 40; cetoprofeno intramuscular 10 mg:1.832; cetoprofeno 50mg: 118; cloreto de sódio 20% ampola 10ml; tiamina ampola; e papel higiênico não constam na relação.

Em relação ao estoque das demais UPAS geridas pela FLBM, a entidade não recebeu anexo. Para verificar a lista completa, clique aqui: 0129 2023 – RESPOSTA FLBM – ESCLARECIMENTOS E DADOS

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera que seguirá tomando as providências necessárias para garantir as melhores condições de trabalho para a categoria, bem como de um atendimento de qualidade para a população.

Foto: Prefeitura de Fortaleza