Na última sexta-feira (31), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Cooperativa de Trabalho de Clínica Médica do Ceará (COOPCLINIC), cobrando a regularização dos pagamentos dos médicos que atuam no Hospital São José (HSJ), no bairro Parquelândia, em Fortaleza. Segundo denúncias recebidas pela entidade, os profissionais estão com os salários atrasados desde dezembro.
Os pagamentos ocorriam, geralmente, entre os dias 15 e 20 de cada mês, no entanto, os médicos relatam que não recebem desde o dia 21 de dezembro. No ofício, o Sindicato dos Médicos ressalta que a falta de previsibilidade dos pagamentos, além de prejudicar a organização financeira dos profissionais, pode refletir no desinteresse da categoria em continuar no vínculo, bem como causar transtorno na saúde pública.
“Os médicos do Hospital São José já estão há três meses sem receber seus salários, e estamos solicitando uma justificativa para esta situação, assim como pedimos que haja uma resolução célere, pois os profissionais estão sendo prejudicados”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
O Sindicato reitera que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente. Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada.
Foto: Reprodução/HSJ
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará