Médicos que atuam na Central de Regulação de Leitos, pela COOPCLINIC, estão com pagamentos atrasados desde dezembro; Sindicato cobra regularização
Entidade encaminhou ofício à cooperativa e à Secretaria da Saúde do Ceará solicitando esclarecimentos sobre a situação

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado pelos médicos que atuam na Central de Regulação de Leitos, prestando serviços pela Cooperativa de Trabalho de Clínica Médica do Ceará (COOPCLINIC), acerca da ausência de salários. Os profissionais informaram que estão com seus pagamentos atrasados desde dezembro de 2022.

Leia mais: Sindicato dos Médicos solicita à Sesa que estabeleça uma data fixa para o pagamento dos médicos que prestaram serviços por meio da COOPCLINIC

Ainda de acordo com os médicos, a última atualização informada pela COOPCLINIC, referente ao período de 01.01 a 20.01, diz que seriam solicitadas as notas fiscais e no mesmo dia, dependendo do horário, seriam feitos os repasses, o que não ocorreu até o momento. Em ofício encaminhado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e à COOPCLINIC, na última sexta-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou esclarecimentos sobre a razão dos atrasos já durarem três meses, assim como cobrou uma resolução o mais célere possível.

“No momento atual, não pode esta classe médica que sempre foi parceira de primeira hora no combate aos percalços provenientes da calamitosa saúde pública, seja agora ou futuramente prejudicada, razão pela qual o Sindicato dos Médicos do Ceará solicita urgentemente que esta situação relacionada aos pagamentos seja solucionada”, ressalta Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato reitera que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente.  Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada.