Médicos, enfermeiros e dentistas reagem contra retirada de direitos e anunciam greve a partir do dia 03 de abril nos postos de saúde
Greve será deflagrada caso a Prefeitura de Fortaleza não avance na regularização em relação à jornada de trabalho atual

Médicos, dentistas e enfermeiros servidores municipais da Atenção Primária de Fortaleza deliberam greve nos postos de saúde a partir do dia 03 de abril, caso não haja modificação na jornada de trabalho atual por parte da Prefeitura de Fortaleza. A decisão foi tomada, na noite da última quinta-feira (23), durante assembleia unificada na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Leia mais: Médicos, enfermeiros e dentistas participam de audiência sobre sistema de saúde de Fortaleza na SMS

A assembleia foi realizada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, o Sindiodonto, Senece e contou com a presença massiva dos servidores. Os representantes das entidades informaram às categorias sobre as reiteradas tentativas de negociações a respeito da regularização da jornada de trabalho. Também destacaram as diversas dificuldades enfrentadas pelos servidores, como insegurança, constantes atrasos de salários, falta de insumos básicos e más condições estruturais.

A Coordenadora Geral do Sindiodonto, Dra. Raquel Praxedes, fez um breve histórico sobre as últimas reuniões com a gestão, onde foi sinalizada que a proposta seria de 36 horas assistenciais e 4 horas semanais de educação permanente, em formato que ainda vai ser apresentado. Em seguida, a diretora do Senece, Ana Paula Brilhante, apresentou uma proposta de complementação da carga horária da proposta de 4 horas semanais de educação permanente com mais 4 horas de preceptoria.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, informou aos presentes que acredita que a gestão apresentará a proposta de 36 horas assistenciais e 4 horas semanais de educação permanente, e reiterou a importância de todas as categorias se manterem mobilizadas.

Após questionamentos, os dirigentes sindicais mantiveram a deliberação de que, caso seja imposta a mudança da educação permanente de forma unilateral, sem que as categorias possam negociar, a greve será iniciada no dia 03 de abril. A decisão foi aprovada pelos presentes.

Na próxima quarta-feira (29), haverá uma reunião com representante do Ministério Público onde os dirigentes sindicais farão a defesa das 8 horas de educação permanente nos moldes que vem ocorrendo desde 2013. Na mesma data, ocorrerá uma nova assembleia unificada para deflagrar o início da greve.