Médicos, enfermeiros e dentistas participam de audiência sobre sistema de saúde de Fortaleza na SMS

Médicos, dentistas e enfermeiros servidores municipais da Atenção Primária de Fortaleza, reuniram-se nesta sexta-feira (24), na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), para audiência pública sobre o sistema de saúde da cidade. A audiência foi promovida pela SMS e contou com a presença do secretário da Saúde, Dr. João Borges, entidades sindicais, gestores municipais e usuários do sistema de saúde.

Leia mais: Sindicato dos Médicos participa de reunião na SMS para tratar jornada de trabalho dos servidores de nível superior da atenção primária

Durante a audiência, Dr. João Borges explanou sobre os diversos problemas que afetam as unidades de saúde do município, como o fechamento de emergências e os recorrentes atrasos salariais dos profissionais. O secretário prometeu que, até o final do mês de abril, após período de sazonalidade, resolveria a situação dos médicos do Hospital Infantil, defendeu a realização de concurso público e garantiu a reativação do Frotinha de Messejana entre julho e agosto.

O secretário da Saúde reconheceu o momento de colapso na saúde pública e se comprometeu a prestar contas novamente após seus seis primeiros meses na função. “É um momento de colapso mesmo, e estou tentando com o prefeito solucionar isso”, disse.

Reunião

Antes da audiência, o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, e o diretor Dr. Edmar Fernandes, reuniram-se com a categoria para tratar sobre a jornada de trabalho. “Foi uma reunião muito proveitosa, com uma participação muito massiva, onde os profissionais expuseram os problemas que enfrentam na ponta para tratar dos pacientes”, avaliou Dr. Leonardo Alcântara.

O presidente do Sindicato dos Médicos também apontou preocupação com os problemas enfrentados pelos profissionais e usuários da saúde de Fortaleza, e reiterou que a entidade vem trabalhando incansavelmente em busca de diálogo e soluções por melhores condições de trabalho, assim como de valorização e remuneração adequada para a categoria.