Na última quinta-feira (16), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria de Saúde de Sobral e à Fundação Leandro Bezerra solicitando a urgente regularização da situação dos profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral. Chegou ao conhecimento da entidade que os médicos estão desde janeiro sem receber os devidos pagamentos e sobrecarregados com o aumento na demanda de atendimentos. Nesta terça-feira (21), o sindicato realizará uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre o assunto.
De acordo com as denúncias, o período é marcado por grande lotação, com cerca de 200 atendimentos por dia para apenas dois médicos. A entidade alerta, ainda, que a sobrecarga ocasiona demora no atendimento, trazendo revolta de pacientes que, por vezes, tornam-se agressivos, com relatos recorrentes de invasões em consultórios médicos.
“Os médicos da UPA de Sobral estão passando por uma situação inadmissível. Além de estarem há três meses sem receber seus pagamentos devidos, ainda estão vivenciando condições de trabalho exaustiva e correndo riscos de agressões. É necessário que essa situação seja solucionada o mais rápido possível ou prejudicará ainda mais o atendimento à população”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
Direito do médico
O Sindicato reitera que, conforme previsto no Código de Ética Médica, é direito do médico, recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente. Assim como, poderá suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.
Assembleia
Nesta terça-feira (21), o Sindicato dos Médicos realizará uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre o atraso de pagamento e sobrecarga dos profissionais da UPA de Sobral. A assembleia será virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, com início às 12 horas. O link de acesso estará disponível nas redes sociais da entidade no dia.
O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada.
Foto: Reprodução/Governo do Ceará
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará