Sindicato dos Médicos denuncia falta de insumos básicos nas UPAs de Fortaleza geridas pela Fundação Leandro Bezerra
As unidades geridas pela fundação estão desabastecidas de luvas, papel higiênico e medicamentos

Na última sexta-feira (10), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. João Borges, e à direção da Fundação Leandro Bezerra, denunciando a falta de insumos básicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza. Conforme chegou ao conhecimento da entidade, as unidades geridas pela fundação estão desabastecidas de luvas, papel higiênico e medicamentos.

Leia mais: Após intermediação do Sindicato, médicos das UPAs de Fortaleza recebem pagamentos atrasados

A ausência desses insumos, principalmente de medicamentos, está gerando revolta crescente da população, pondo em risco o trabalho e a segurança dos médicos. O Sindicato também denuncia que, devido à gravidade da situação, os profissionais estão providenciando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por conta própria.

“Importante ressaltar que as UPAs são postos de recepção para inúmeros pacientes, inclusive com doenças transmissíveis, de modo que não é aceitável que os profissionais de saúde laborem sem os devidos EPI’s”, afirma Dr. Leonardo Alcântara.

Diante das condições de trabalho prejudicadas, o Sindicato dos Médicos solicita que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Leandro Bezerra tomem medidas urgentes para garantir o abastecimento desses insumos nas UPAs geridas pela fundação, uma vez que a falta desses itens pode comprometer a segurança e saúde dos profissionais de saúde, como também o tratamento e recuperação dos pacientes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e destaca que acompanhará até que a situação seja resolvida.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza