Médico tem veículo tomado de assalto no estacionamento do posto de saúde Anísio Teixeira, em Fortaleza; Sindicato reforça pedido de segurança
Entidade vai solicitar à SMS que disponibilize segurança fixa ao local, bem como as demais unidades de saúde da cidade

Na manhã desta segunda-feira (06), o Sindicato dos Médicos do Ceará foi acionado com a denúncia de mais um caso de violência em uma unidade de saúde em Fortaleza. Desta vez, um médico teve seu veículo tomado de assalto dentro do estacionamento do Posto de Saúde Anísio Teixeira, no bairro Paupina.

Leia mais: 88,5% dos médicos cearenses já sofreram ou presenciaram violência em seu local de trabalho, aponta pesquisa do Sindicato dos Médicos

Sindicato denuncia mais casos de insegurança e violência, dessa vez no Hospital Nossa Senhora da Conceição

De acordo com o boletim de ocorrência no qual a entidade teve acesso, o médico estacionou o veículo por volta de 7h30 e, em seguida, foi abordado por um homem armado, que o mandou descer do automóvel e entregar seus pertences, como celular, carteira e relógio, bem como seu carimbo funcional de médico e blocos de receituários.

Segundo a vítima, logo após a entrega dos pertences, o homem teria fugido em seu veículo pela BR 116. O médico informou que os funcionários do posto acionaram a Polícia Militar e os policiais o levaram à delegacia para prestar queixa e formalizar o boletim de ocorrência.

Reforço de segurança

O Sindicato dos Médicos informa que o Departamento Jurídico da entidade encaminhará, ainda nesta segunda (06), ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) relatando o caso e reforçando o pedido de uma segurança fixa no posto de saúde em que ocorreu o assalto, bem como nas demais unidades de saúde da cidade.

Pesquisa

Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, divulgada no início do mês de fevereiro, aponta que 88,5% dos médicos cearenses já sofreram ou presenciaram algum tipo de violência em seu local de trabalho. Conforme os dados, 30,6% dos casos ocorreram nos postos de saúde, em seguida aparecem as UPAS (20%), hospitais secundários (17,6%) e hospitais terciários (16,5%).

Acesse a pesquisa completa aqui.

O Sindicato dos Médicos do Ceará lamenta o ocorrido e reitera a necessidade de a Prefeitura de Fortaleza tomar providências imediatas para garantir segurança adequada dentro e fora das unidades de saúde.

Atualização [07/03/23]

O Sindicato dos Médicos do Ceará informa que o médico recuperou o veículo ainda na noite da segunda-feira (06), e que a entidade prestou todo o amparo ao profissional, bem como na busca do automóvel, desde o primeiro instante em que foi acionado com a informação. Também foi encaminhado um ofício ao secretário de Saúde de Fortaleza, Dr. João Borges, em que a entidade ressaltou preocupação com a situação de violência nos postos de saúde que tem se tornado cada vez mais frequente, colocando em risco a integridade física dos médicos, demais profissionais de saúde e dos pacientes.

Ainda no ofício, a entidade ressaltou que, conforme o Código de Ética Médica, é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas, ou possam prejudicar a própria saúde, ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais.