Sindicato denuncia mais casos de insegurança e violência, dessa vez no Hospital Nossa Senhora da Conceição
Entidade cobra providências a SMS, já que nenhuma ação efetiva foi tomada

O Sindicato dos Médicos do Ceará denunciou, através de ofício encaminhado na última sexta-feira (16), à Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza (SMS) as graves situações ocorridas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, que tem sido alvo de assaltos e furtos.

Conforme denúncias, houve um furto recente de uma TV de 42 polegadas no Centro Cirúrgico, no coração do hospital. De acordo com os profissionais, não houve registro de Boletim de Ocorrência. Em outro episódio, houve furto de celulares e bolsa de pacientes e acompanhantes no alojamento conjunto da maternidade. A polícia foi acionada e registrou o Boletim de Ocorrência, além de realizar a busca das imagens das câmeras de segurança locais, porém, foi identificado que o equipamento estava quebrado.

Leia mais: Sindicato denuncia insegurança e violência na UPA Conjunto Ceará

Já no início desta semana foi observado que houve uma invasão pelo muro do hospital, contudo, não houve nenhum desdobramento negativo. A população e os profissionais questionam a SMS e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), responsável pela gestão do hospital, quais providências serão tomadas, já que, mesmo diante dos episódios, nenhuma ação foi feita para mudar a realidade.

A entidade entende que ocorreu omissão da Administração Pública, pois esta não cumpriu com seu dever de guarda e vigilância em relação aos bens dos cidadãos e profissionais que utilizam e trabalham no hospital municipal, assim como de proporcionar aos seus pacientes um ambiente seguro de assistência à saúde. Fica evidente que a negligência da Administração Pública ao não fornecer a devida segurança necessária no Hospital Municipal, acabou permitindo os furtos e roubos dos bens públicos e particulares.

“A segurança da unidade de saúde é um dever não somente da gestão do hospital. É também responsabilidade da SMS. Se faz necessário um reforço na segurança de forma fixa, pois os profissionais da saúde e a população não podem conviver diariamente com essas situações de violência”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

O Sindicato cobra a SMS para que sejam direcionados todos os esforços para solucionar de forma efetiva a situação, providenciando reforço na segurança do hospital, garantindo policiamento fixo por tempo indeterminado em quantitativo suficiente de profissionais, mesmo que seja por intermédio de segurança privada, tendo em vista que já há notícias que o grupo criminoso nas redondezas.

Denúncias recorrentes

A entidade tem recebido notícias de insegurança nos estabelecimentos públicos de saúde. Os profissionais relatam constantes furtos, agressões verbais e ameaças. O Sindicato tem adotado a busca de ações preventivas e de proteção nos ambientes, no intuito de que, de forma predominante, seja estabelecida uma melhor assistência às pessoas e trabalhadores da área da saúde.

Foto: Reprodução/Diário do Nordeste