Sindicato encaminha ofício à SMS solicitando informações acerca da ausência de recursos para a Fundação Leandro Bezerra
A falta da verba está causando o desabastecimento de medicamentos, insumos básicos e atraso nos salários dos profissionais

Na última sexta-feira (24), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) solicitando informações acerca da ausência de repasse de recursos para a Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM) relativo aos contratos de gestão de n° 0002/2016 e 0001/2018. Chegou ao conhecimento do Sindicato que está ocorrendo atraso no repasse das verbas mensais da SMS para a Fundação, que é responsável pela administração das UPAs do Edson Queiroz, Bom Jardim e Vila Velha, em Fortaleza.

Leia mais: MPT determina que Secretaria da Saúde de Fortaleza adote providências para pagar os salários do mês de janeiro aos médicos

Sindicato dos Médicos oficia SPDM por atraso de pagamentos dos médicos celetistas que atuam em Fortaleza

A falta dos recursos está causando o desabastecimento de medicamentos, insumos básicos e atraso nos salários dos profissionais. Ainda de acordo com as informações recebidas pela entidade, a FLBM teria utilizado de seus recursos próprios para manter as UPAs funcionando, bem como o salário dos médicos em dia. No entanto, neste mês a Fundação ficou sem repassar valores à empresa “Platinum”, que faz o repasse aos médicos plantonistas.

“Se persistir a ausência de pagamento, isso gerará uma situação delicada, pois os médicos terão que procurar outros locais de trabalho para poderem honrar com seus compromissos perante terceiros, bem como se manterem financeiramente, a população alencarina irá sofrer com a carência de profissionais médicos”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Em ofício encaminhado a SMS, no dia 07 de fevereiro, a Fundação informou que os repasses são importantes para a manutenção e organização da gestão das UPAs no que tange aos profissionais e materiais necessários para os trabalhos diários de urgência 24 horas, e que trata-se da única verba que advém da SMS, conforme assinatura dos contratos de gestão de n° 0002/2016 (Bom Jardim e vila Velha) e 0001/2018 (Edson Queiroz). No referido documento, a FLBM solicitou, ainda, informações de quando será feita a regularidade do envio das verbas de manutenção e gestão das UPAs supracitadas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e solicita que a situação seja apurada e regularizada com a maior brevidade possível por parte da SMS.