Sindicato dos Médicos recebe denúncia de pacientes em parada cardiorrespiratória sendo reanimados no chão no Hospital de Messejana
Entidade encaminhou ofício à Secretaria da Saúde solicitando o urgente restabelecimento das condições de atendimento

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu denúncia da grave situação em que encontra-se o Hospital de Messejana. A unidade de saúde, referência no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, está com superlotação e os pacientes em parada cardiorrespiratória sendo reanimados no chão pela falta de maca.

Leia mais: Sindicato dos Médicos encaminha ofício à Sesa denunciando risco estrutural no Hospital de Messejana

As denúncias apontam pacientes em estado graves, como infartos, angina instável, insuficiência cardíaca descompensada, internados em cadeiras pela falta de leitos, sem monitorização adequada, ocupando corredores pela ausência de espaço físico nas enfermarias. Além disso, equipes médicas e de enfermagem estão sobrecarregadas, acompanhantes dormindo no chão e pacientes perfis UTI do lado de fora da sala de parada sem a devida monitorização.

“É absolutamente inacreditável que o Hospital de Messejana, de referência cardiológica do Estado, esteja nessas condições há semanas sem o devido empenho dos responsáveis na resolução dos problemas”, afirma Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Atraso salarial

Além das condições desumanas de atendimento, os médicos cooperados da CEMERGE estão com seus pagamentos atrasados pelo não repasse do Estado.

O presidente do Sindicato dos Médicos ressalta que esse tipo de comportamento da gestão pode resultar em uma crescente demandada dos médicos, que cansados de tanto desrespeito, optam por não atuar, bem como prejudica o interesse de que outros médicos assumam as escalas.

Providências

Diante da gravidade da situação do Hospital de Messejana, o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício, na última terça-feira (07), para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), solicitando o urgente restabelecimento das condições dignas de atendimento à população, bem como a contratação de mais médicos para atender a demanda e a regularização dos salários dos profissionais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que seguirá acompanhando a situação e tomando todas as medidas cabíveis até completa resolução.

Atualização

Em setembro, o Sindicato dos Médios do Ceará recebeu resposta da SESA acerca da situação o Hospital de Messejana. Por meio de ofício, a pasta informou que os pacientes são assistidos por equipes multidisciplinares, realizando exames e todos os procedimentos necessários, ficando alocados temporariamente em cadeiras, poltronas e macas, enquanto aguardam a rotatividade dos leitos internos e transferências.

A SESA também informou que algumas providências adotadas para melhoria efetiva do giro de leito e mais disponibilidade de internação, como: realinhamento e repactuação de leitos de retaguarda; identificação de pacientes para referência em hospitais de apoio, ambulatórios específicos de desospitalização, para altas responsáveis e precoces; e contratualização de hospitais especializados para cirurgia cardíaca.