SMS afirma ao Sindicato dos Médicos que repasse à COAPH para o pagamento dos médicos do Hospital da Mulher foi realizado
Secretaria informou que o atraso dos pagamentos foi ocasionado por fluxo interno da cooperativa

Em ofício encaminhado ao Sindicato dos Médicos do Ceará, na última segunda-feira (02), a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), informou que o repasse para o pagamento dos médicos que atuam no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), por meio da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH), foi realizado dentro do limite previsto. No início do mês de dezembro, a entidade foi acionada pelos profissionais que alegaram atraso no pagamento de setembro.

Leia mais: Em resposta ao Sindicato dos Médicos, COAPH diz que não efetuou pagamento dos profissionais do Hospital da Mulher por falta de repasse da SMS

Segundo a SMS, a COAPH segue um fluxo interno para efetuar os pagamentos, em que se faz necessário analisar individualmente a frequência de cada médico nos plantões, demandando um considerável tempo, mas que os pagamentos foram realizados logo após receber o repasse financeiro pela secretaria.

Ao Sindicato dos Médicos, a SMS esclareceu que o fluxo de pagamento prescinde da documentação completa, comprobatória dos serviços prestados, e que por esse motivo a COAPH já foi acionada em diversos momentos para que reveja seus próprios fluxos, pois minúcias desta natureza culminam em atraso no trâmite de várias áreas da pasta.

A secretaria também ressaltou ser de responsabilidade da cooperativa a vinculação de pessoal, assim como manutenção tempestiva da contraprestação realizada, independente do repasse realizado, dentro dos limites previstos em Lei, e reafirmou o compromisso de tramitar internamente, da forma mais célere possível, os processos de pagamento de cooperativas que prestam serviços.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e ressalta que tomará todas as medidas cabíveis em caso de reincidência da situação.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza