Em resposta ao Sindicato dos Médicos, COAPH diz que não efetuou pagamento dos profissionais do Hospital da Mulher por falta de repasse da SMS
Cooperativa também respondeu acerca da distribuição dos plantonistas para a quantidade de leitos e valores abaixo do mercado

Na última quinta-feira (08), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu resposta da Cooperativa de Atendimento Pré & Hospitalar (COAPH) sobre o atraso do pagamento do mês de setembro dos médicos que atuam no Hospital e Maternidade   Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher). De acordo com a cooperativa, os pagamentos não foram efetuados pelo fato de a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) ainda não ter realizado o repasse da produção do mês de outubro.

A COPAH destacou que está em busca de diálogo direto com a secretaria no sentido de providenciar a liberação dos valores. O Sindicato dos Médicos ressalta que enviou ofício à cooperativa no dia 06 de dezembro, solicitando a regularização urgente da situação. O mesmo ofício também foi enviado a SMS.

No documento, o Sindicato destacou que a situação trata-se de reincidência, conforme outros ofícios encaminhados à COAPH em casos semelhantes. “A persistência destes atrasos reincidentes desmotiva a classe médica e infelizmente pode refletir futuramente no desinteresse forçoso destes profissionais em continuarem com o referido vínculo, causando transtorno na saúde pública”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

Plantões

Ainda no ofício, o Sindicato dos Médicos cobrou reajuste nos valores ofertados para os plantões, que vêm sendo praticados abaixo do mercado. Segundo a entidade, a UTI do Hospital da Mulher conta com 10 leitos clínicos e apenas um médico plantonista.

O valor oferecido para o plantão manhã e tarde (MT) é de R$ 1.285,00; para o plantão serviço noturno (SN), de R$ 1.330,00; e para plantão nos finais de semana, de R$ 1.365,30, sendo o valor líquido em torno de R$ 950,00 para o plantão de 12 horas.

Em relação a essa cobrança, a COAPH respondeu que a distribuição dos plantonistas para a quantidade de leitos, bem como os valores da contraprestação, são definidos mediante processo de contratação do órgão público, por meio de dispensa de licitação, sob processo administrativo nº P318013/2021.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá tomando todas as medidas cabíveis até que a situação seja regularizada quanto antes.

Foto: Thiago Gaspar/PMF