Médicos deliberam paralisação parcial dos atendimentos das UPAs de Caucaia se pagamento não for regularizado em 48 horas
Profissionais decidiram iniciar a paralisação a partir desta quinta-feira (03), caso não ocorra o pagamento devido

O Sindicato dos Médicos do Ceará realizou, na última segunda-feira (31), uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), de forma virtual, com os médicos que atuam nas UPAs do município de Caucaia para deliberar acerca do atraso do pagamento do mês de setembro. Durante votação, a maioria dos profissionais concordou em paralisar parcialmente os serviços, a partir desta quinta-feira (03), caso o pagamento em atraso não seja efetuado dentro do prazo de 48 horas.

Leia mais: Sindicato dos Médicos notifica Secretaria da Saúde de Caucaia, procuradoria, INTS e cooperativas por ausência de pagamentos dos profissionais

A assembleia foi presidida pelo presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, e coordenada pela advogada Dra. Carolina Farias, que informaram aos presentes que a entidade já notificou o município e as cooperativas em relação ao atraso.

Indagados sobre a situação atual, os médicos reiteraram o atraso do salário do mês de setembro, ressaltaram que, por diversas vezes, tentaram contato com o município e as cooperativas, mas não obtiveram respostas ou sequer uma previsão. Também relataram que apenas os médicos não receberam seus pagamentos, pois as demais categorias foram pagas.

Após os relatos, Dr. Leonardo Alcântara questionou qual seria a proposta dos médicos e foi colocada em pauta uma paralisação parcial dos atendimentos das UPAS. Após deliberações, o presidente do Sindicato abriu votação e a maioria dos médicos concordou que se, no prazo de 48 horas, não houver regularização dos pagamentos, ocorrerá a suspensão parcial nos atendimentos das UPA’s a partir desta quinta-feira (03).

De acordo com os médicos, serão assegurados apenas o atendimento a pacientes classificados como vermelho ou laranja, até que os pagamentos sejam efetuados.

Notificação

O Sindicato dos Médicos notificou, ainda na segunda-feira (31), a Prefeitura de Caucaia, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), a cooperativa MT Mais Saúde, a direção das UPAs (Jurema e Centro), a Secretaria Municipal da Saúde de Caucaia, a Procuradoria Geral de Caucaia e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), comunicando sobre a paralisação dos profissionais médicos e ressaltando que acredita que haverá negociação.

Hospital

A assembleia também contou com os profissionais que laboram no Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha. No entanto, como nenhum permaneceu até o momento da votação, não houve deliberação e uma nova assembleia deverá ser marcada.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que a situação seja resolvida.

Foto: Reprodução/Blog do Farias