Sindicato denuncia insegurança e violência na UPA Conjunto Ceará
Entidade cobra ao ISGH reforço na segurança da unidade

Em ofício encaminhado, nesta quinta-feira (15), ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o Sindicato dos Médicos denunciou a situação grave de insegurança e violência que tem ocorrido na UPA Conjunto Ceará. A unidade tem sido alvo de assaltos no período noturno de forma recorrente.

Segundos os profissionais, os criminosos entraram no repouso médico e levaram o celular de uma médica pediatra. Além disso, há relatos de que, nesta semana, criminosos se esconderam em um espaço da unidade e levaram o celular de outra funcionária, além de ameaçar um outro profissional dentro do consultório.

Leia mais: Sindicato dos Médicos denuncia condições de trabalho precárias na UPA Praia do Futuro

Vale ressaltar que a unidade de saúde se encontra em reforma, onde o repouso médico está no estacionamento, de forma improvisada, o que resulta no fácil acesso de qualquer pessoa. Desse modo, os profissionais desta UPA estão totalmente expostos, podendo ser abordados a qualquer momento por pessoas más intencionadas.

A entidade cobra um reforço na segurança da UPA do Conjunto Ceará, com a presença de uma segurança privada fixa ou destacamento fixo da Guarda Municipal. “ Os profissionais e a população já sofrem com a falta de segurança nas unidades de saúde há bastante tempo. Nosso dever é continuar denunciando e cobrando soluções definitivas dos responsáveis pelo gerenciamento dessas unidades”, pontua Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.

Acesso livre

O Sindicato salienta que a UPA está sem nenhum tipo de resguardo, pois houve a dispensa do funcionário da segurança além da demissão dos recepcionistas que controlavam a entrada e saída das pessoas.

A entidade reforça que, de acordo com o Código de Ética Médica, é direito do médico suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não ofereça condições adequadas para o exercício profissional.

O Sindicato tem adotado a busca de ações preventivas e de proteção nos ambientes, no intuito de que haja uma melhor assistência às pessoas e trabalhadores da área da saúde.

Foto: Reprodução/Kid Junior