SMS responde Sindicato dos Médicos sobre carência de cirurgiões nos Frotinhas de Fortaleza
Secretaria disse que está redimensionando os atendimentos emergenciais através de seus próprios servidores públicos

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu, na última segunda-feira (12), um ofício da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) com resposta sobre a insuficiência de médicos cirurgiões nos Frotinhas do Antônio Bezerra e da Parangaba, bem como da solicitação de contratação de mais profissionais. A SMS informou que, junto a Coordenadoria de Redes Pré-hospitalar e Hospitalar (COREPH), está redimensionando os atendimentos emergenciais através de seus próprios servidores públicos, e quando necessário, realizando o referenciamento dos pacientes para outras unidades de saúde com o mesmo perfil de linha de cuidado.

Leia mais: Frotinha do Antônio Bezerra fica sem cirurgião nesta quinta (21); Sindicato dos Médicos cobra providências urgente

Frotinha do Antônio Bezerra está sem cirurgião e centro cirúrgico não funciona há 48 horas; Sindicato dos Médicos cobra providências a SMS e ao CREMEC

A secretaria justificou que o fim do isolamento social devido à pandemia provocou o aumento de atendimentos por causas externas, como acidentes automobilísticos, quedas e intoxicações. Além disso, ressaltou que, por se caracterizar como hospital de “Porta Aberta 24 Horas”, pode apresentar momentos de superlotação, impactando no quantitativo de atendimentos realizados por profissionais.

O Sindicato dos Médicos cobrou esclarecimentos acerca da insuficiência de médicos cirurgiões e alta demanda nos Frotinhas no dia 08 de julho. Logo em seguida, no dia 21 do mesmo mês, o Frotinha do Antônio Bezerra ficou sem cirurgião na escala. A situação voltou a se repetir no dia 06 de setembro. A entidade só obteve resposta da SMS nesta semana, mas não houve justificativa para os dias que faltaram cirurgiões nas escalas.

Messejana

No mesmo ofício, a SMS respondeu sobre as reformas no Frotinha e Gonzaguinha de Messejana. De acordo com a secretaria, a interrupção dos equipamentos faz parte do projeto de adequação e modernização de infraestrutura física dos hospitais, sendo necessária para segurança do acolhimento dos pacientes e desenvolvimento das atividades laborais dos profissionais de saúde.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá acompanhando a situação, e que tomará todas as medidas cabíveis se a ausência de profissionais nas escalas persistir.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza