Frotinha do Antônio Bezerra fica sem cirurgião nesta quinta (21); Sindicato dos Médicos cobra providências urgente
Entidade encaminhou ofício à SMS, CREMEC e direção da unidade por garantia de cirurgiões nas escalas

Nesta quinta-feira (21), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), e à direção do Frotinha do Antônio Bezerra, para que providenciem urgentemente médicos cirurgiões para a unidade, bem como garantam que não faltará profissionais para as próximas escalas. De acordo com denúncias recebidas pela entidade, não há nenhum cirurgião na escala de hoje.

“Recebemos, hoje, a gravíssima informação de que o Frotinha do Antônio Bezerra encontra-se no presente momento sem nenhum cirurgião. Situação que resulta na prescrição sem cirurgião, procedimentos a fazer, pacientes voltando da porta, pacientes com iminente risco de óbito, UTI com dois pacientes para possível reabordagem de urgência, com um deles sem condição de transporte para outra unidade”, destaca o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

No dia 08 de julho, a entidade oficiou a SMS solicitando a contratação de mais médicos cirurgiões para os Frotinhas do Antônio Bezerra e da Parangaba, tendo em vista a alta demanda e a insuficiência de médicos para dar vazão aos atendimentos. O Sindicato advertiu, também, que a situação está levando os cirurgiões a exercerem atividades além de suas atribuições, como prescrever na enfermaria, mas até o momento a SMS não se manifestou sobre o assunto.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis para garantir a regularização da situação o mais breve possível.

Foto: Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste