Sindicato dos Médicos participa do Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde e do 1º Ciclo de Capacitação – Assuntos Jurídicos, no Rio Grande do Sul
Objetivo foi debater temas jurídicos que afetam o trabalho médico e trocar experiências entre os diferentes sindicatos filiados à FMB

O Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelo presidente Dr. Leonardo Alcântara, a gerente Jurídica Dra. Thaís Timbó, e a advogada Dra Vivian Nogueira, esteve presente no Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde e no 1º Ciclo de Capacitação – Assuntos Jurídicos, no Rio Grande do Sul. Os eventos ocorreram nos dias 18 e 19 de agosto, promovidos pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e Federação Médica Brasileira (FMB).

O Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde, que aconteceu na última quinta-feira (18), foi direcionado aos médicos, estudantes de medicina, profissionais e gestores da saúde, e contou com a presença de autoridades regionais e nacionais, bem como parlamentares e juristas.

O primeiro painel do Fórum discutiu o futuro do Sistema Único de Saúde, com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes e o do secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. Para o ministro do TCU, o futuro do Sistema SUS está diretamente ligado à mensuração, análise e controle de gestão do organismo universal de saúde pública brasileira. Ainda segundo Augusto Nardes, a aplicação e o fomento de ferramentas de controle e gestão “evitam a proliferação e o enraizamento da corrupção”, afirmou.

O Fórum contou ainda com os painéis “O médico e as mudanças nas relações de trabalho”, “A Judicialização da Saúde”, “Carreira médica como política de fixação de profissionais”, “Tendências em tecnologia como aliada da saúde”, e encerrou com o painel dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul, mediado pelo presidente do Simers, Marcos Rovinski.

Assuntos Jurídicos

No segundo dia da programação, na sexta-feira (19), os representantes do Sindicato dos Médicos participaram do Ciclo de Capacitação – Assuntos Jurídicos, cujo objetivo foi debater temas jurídicos que afetam o trabalho médico, trocar experiências entre os diferentes sindicatos filiados à FMB, e alinhar encaminhamentos.

Foram quatro palestras, seguidas de debates, com os temas: “Pejotização, estratégias de atuação sindical e defesas em contratos”, “Relação dos médicos com operadoras de saúde, formas de atuação jurídico-sindical”, “Os ataques a médicos em redes sociais e por lideranças políticas: como atuar juridicamente?” e “Exercício Ilegal da Medicina: Estratégias de atuação jurídica sindical”.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, esteve presente em todas as apresentações e parabenizou as temáticas abordadas. “Foi uma troca de experiência muito proveitosa entre várias entidades médicas, onde debatemos temas importantes para a categoria, e a cada encontro saímos mais fortalecidos, com o propósito de construir novas ações para atender aos médicos”, disse.

O próximo Ciclo Capacitação da FMB, que abordará Comunicação Social e Imprensa, está previsto para acontecer em novembro, em Fortaleza, e contará com o apoio do Sindicato dos Médicos do Ceará.

Galeria de fotos:

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará, com informações do SIMERS e FMB