Sindicato dos Médicos reivindica contratação de profissionais da saúde para o Hospital Regional Norte
Hospital está com alta demanda no setor pediátrico e muitos profissionais estão adoecendo

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, com urgência, ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), na última terça-feira (19), reivindicando a contratação de mais profissionais da saúde para o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, que encontra-se com alta demanda no setor pediátrico e profissionais doentes. O ofício também foi encaminhado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e ao diretor do HRN, Dr. Daniel Hardy Melo.

O Hospital Regional Norte é, hoje, referência única de emergência pediátrica na região Norte do Ceará, contando com 30 leitos de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas. No entanto, devido ao período de quadra chuvosa, o qual provoca aumento de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além da gripe, o índice de ocupação está muito elevado.

O Sindicato dos Médicos esclarece que o risco de alguma criança não ser vista e ficar em estado grave é altíssimo, pois o hospital conta com apenas três médicos por turnos e em alguns finais de semanas com apenas dois. A entidade lamenta, ainda, o fato de a gestão do ISGH insistir em não contratar novos profissionais para suprir a escala.

“A situação é de maior gravidade no setor de emergência pediátrica, pois com escala de plantonistas reduzida e sem condições de dar a devida atenção aos doentes, o que coloca em risco tanto o doente, que é o principal prejudicado, quanto aos profissionais, que podem ser cobrados, acusados e responsabilizados em caso de complicação”, ressalta o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos solicita, portanto, que o aumento dos profissionais médicos, bem como das demais categorias nas escalas de plantões do HRN seja viabilizado o mais rápido possível. A entidade reitera seu compromisso com a categoria e destaca que, se necessário, irá acionar os demais órgãos de fiscalização e controle para resolver a situação.

Foto: Reprodução/G1