Presidente do Sindicato dos Médicos visita Gonzaguinha de Messejana para verificar possível fechamento da unidade
Entidade foi provocada por profissionais apreensivos com a informação de que serão transferidos para o Gonzaguinha de José Walter

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, esteve na manhã desta segunda-feira (30), no Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, para verificar pessoalmente as denúncias de possível fechamento da unidade. A entidade foi provocada por profissionais apreensivos com a informação de que serão transferidos para o Gonzaguinha de José Walter enquanto a unidade estiver fechada para reforma.

Durante a visita, Dr. Leonardo Alcântara foi recebido pela diretora técnica do Gonzaguinha de Messejana, Dra. Vanda Belmino, e pela coordenadora de Redes Hospitalar Pré-Hospitalar e Hospitalar, Luziete Furtado da Cruz, que confirmaram que toda estrutura de atendimento será transferida para o Gonzaguinha do José Walter a partir de 1º de julho.

Já a partir de junho, todos os leitos da UTI Neonatal, bem como toda equipe de médicos, funcionários e administrativo, serão realocados para o Hospital Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher). Na ocasião, foi assegurando que as escalas originais dos médicos serão mantidas, e o presidente também reivindicou por um espaço para repouso de qualidade aos profissionais no Gonzaguinha do José Walter.

“Estivemos no Gonzaguinha da Messejana para assegurar que esse processo seja feito da melhor forma possível, mas não podemos deixar de ressaltar o perigo que é o fechamento da unidade hospitalar, que é referência, neste momento em que a população daquela região já foi atingida com o fechamento do Frotinha de Messejana”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Médicos.

Ainda na visita, Dr. Leonardo Alcântara conversou com os médicos para prestar os devidos esclarecimentos, e colocou o Sindicato à disposição em casos de futuros problemas.

Esclarecimentos

Na última quarta-feira (25), o Sindicato dos Médicos do Ceará já havia encaminhado ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), cobrando esclarecimentos a respeito desta situação. A entidade ressaltou que, para muitos dos profissionais, a possibilidade de transferência seria inviável, tendo em vista que já possuem uma rotina de trabalho em Messejana há muitos anos, e que isso interfere diretamente em programação de moradia, familiar e financeira.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que notificará todos os entes cabíveis para garantir que não haja prejuízos aos médicos e à população.

Foto: Reprodução/PMF