Sindicato dos Médicos denuncia situação caótica no Frotinha do Antônio Bezerra e cobra solução urgente
Hospital está sem policiamento, sem medicamentos básicos, e com escala desfalcada e pacientes no corredor

O Sindicato dos Médicos do Ceará denuncia a situação caótica em que encontra-se o Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura – Frotinha do Antônio Bezerra, em Fortaleza. Há mais de um ano a unidade vive uma crise de desabastecimento, incluindo insumos básicos. Agora, a situação está mais grave, pois além desses problemas, profissionais relatam a falta de policiamento, escalas desfalcadas, superlotação e carência de analgésicos e antibióticos.

De acordo com o Sindicato dos Médicos, um ofício foi encaminhado à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), em janeiro deste ano, solicitando medidas urgentes acerca do desabastecimento, mas a situação ainda persiste. Conforme denúncias recebidas recentemente pela entidade, 20 pacientes aguardavam leito no corredor do hospital, e muitos chegam a passar 48 horas sentados em uma cadeira de plástico.

Ainda de acordo com os relatos, a sala de medicação está sempre lotada e não há profissional de enfermagem suficiente para ministrar medicações, bem como a escala está desfalcada com a saída da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Ceará (COOCIRURGE).

Na última quarta-feira (04), o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício novamente à SMS cobrando urgente solução, e oficiou, também, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece), Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) e Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren), solicitando regularização com a maior brevidade possível, fornecendo condições dignas de trabalho e um efetivo atendimento à população.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que tomará todas as medidas cabíveis até que haja a mais rápida restauração das condições de trabalho.