Educação Permanente: prefeitura de Fortaleza rejeita proposta apresentada pelos Sindicatos da Saúde
Entidades continuam unidas para traçar os próximos passos e pedem apoio das categorias nas mobilizações

Na última segunda-feira (02), a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) rejeitou a proposta de uma minuta de atualização profissional para os servidores municipais de Fortaleza da rede de atenção primária, elaborada pelas entidades sindicais da área da saúde. A proposta foi rejeitada durante reunião entre a secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia, e os representantes dos sindicatos.

Leia mais: Sindicatos da Saúde constroem minuta de atualização profissional para servidores municipais de Fortaleza

A minuta, elaborada em conjunto pelas entidades, estabelece a educação permanente dentro das 32 horas assistenciais e 08 horas dedicadas à atualização profissional. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, essa proposta atende os anseios das categorias que não concordam com a redução da carga horária dedicada à educação permanente, atualmente atrelada à Política Nacional de Atenção Básica (Pnab), como proposto pela SMS.

“Houve uma recusa da secretaria em relação à proposta que apresentamos. Nesse sentido, as entidades sindicais estão unidas e os próximos passos e próximas ações serão divulgados por nós. Fiquem atentos, pois precisaremos de muitas mobilizações”, destacou o presidente.

Entenda

Os servidores municipais de nível superior da atenção primária possuem uma carga horária de 40 horas, sendo 32 horas assistenciais e 8 horas de educação permanente. Com a recusa da minuta apresentada pelas entidades sindicais, a SMS mantém proposta inicial que reduz o tempo de estudos para 8 horas mensais, sendo 4 horas a cada 15 dias, e para servidores de 20 horas, para 4 horas mensais, sendo 2 horas a cada 15 dias.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que continuará trabalhando para garantir que não haja redução de direitos aos médicos da atenção primária de Fortaleza.

Confira aqui o comunicado do presidente.