Sindicatos da Saúde constroem minuta de atualização profissional para servidores municipais de Fortaleza
Proposta atende os anseios das categorias que não aceitam a redução da carga horária dedicada à educação permanente

Na última segunda-feira (11), os representantes dos sindicatos da saúde estiveram reunidos, na sede do Sindicato dos Médicos do Ceará, para a construção de uma minuta de atualização profissional para os servidores municipais de Fortaleza da rede de atenção primária. Participaram da reunião, o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara; a coordenadora jurídica do Sindicato, Dra. Thaís Timbó; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece), Anísia Ferreira; e o coordenador do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto), Cláudio Ferreira.

Leia mais: Servidores municipais da atenção primária de Fortaleza aprovam 32 horas assistenciais e 8 horas de atualização de ensino

A proposta, elaborada em conjunto com os sindicatos, estabelece que a educação permanente dos servidores municipais de Fortaleza ocorra dentro das 32 horas assistenciais e as 08 horas sejam dedicadas à atualização profissional.

A minuta atende os anseios das categorias que não aceitam a redução da carga horária dedicada à educação permanente, que é atrelada à Política Nacional de Atenção Básica (Pnab), conforme proposta apresentada pela  Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). De acordo com a coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos, Dra. Thaís Timbó, a Pnab determina que a atualização profissional tem que se dar dentro da unidade de saúde por meio de reuniões, cursos, rodas de conversas e análises de casos, no entanto, médicos, dentistas e enfermeiros querem a opção de realizar os estudos fora das unidades, comprovando que a atualização está sendo feita e sem reduzir na carga horária atual.

Entenda

Atualmente, os servidores municipais de nível superior da atenção primária possuem uma carga horária de 40 horas, sendo 32 horas assistenciais e 8 horas de educação permanente. Pela proposta da SMS, o tempo para estudos passaria a ser de 8 horas mensais, sendo 4 horas a cada 15 dias, e para servidores de 20 horas, seriam 4 horas mensais, sendo 2 horas a cada 15 dias.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e informa que a minuta de atualização profissional será encaminhada para análise da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).