Devedômetro: 17 municípios cearenses continuam em débito com o salário dos médicos

Em abril, 17 municípios cearenses encerraram o mês com débitos em relação ao salário dos médicos: Acarape, Aracati, Aracoiaba, Alto Santo, Baturité, Catunda, Chaval, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Mulungu, Icó, Itapipoca, Ipueiras, Pacajus, Pires Ferreira e Quixadá. Os dados são do Devedômetro, levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, divulgado nesta terça-feira (03).

Leia mais: Devedômetro: 17 municípios cearenses ficam devendo salário dos médicos em março

De acordo com o Departamento Jurídico do Sindicato, os municípios são os mesmos que encerram o mês de março no Devedômetro.

A orientação do Sindicato para os médicos é que passem a documentar os plantões para comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, deve-se procurar imediatamente a entidade para que as providências sejam tomadas.

Como acionar o Devedômetro

O Devedômetro funciona da seguinte forma: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso. Após checar a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico. Esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. Tal divulgação, sempre no primeiro dia útil de cada mês, refere-se aos débitos do mês anterior.

Os médicos cujas remunerações, por parte de órgãos públicos, estejam em atraso ou sofrendo reduções, devem comunicar tais fatos, imediatamente, ao Sindicato dos Médicos.

O Devedômetro é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará desde janeiro de 2017 para divulgar as cidades que não honram com os pagamentos dos profissionais. A lista já chegou a contabilizar 31.