Sindicato dos Médicos do Ceará apresenta contraproposta da Educação Permanente à SMS
Categorias solicitam a permanência das 8 horas semanais e que possam ser executadas fora das unidades de saúde

O Sindicato dos Médicos do Ceará esteve na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), na manhã desta segunda-feira (14), para apresentar a contraproposta para Educação Permanente elaborada pelas entidades sindicais na última sexta-feira (11). Os representantes dos sindicatos foram recebidos pela secretária da SMS, Ana Estela.

Leia mais: Sindicato dos Médicos participa de reunião na Câmara Municipal pela Educação Permanente

Servidores da saúde de Fortaleza e entidades sindicais deliberam sobre Educação Permanente

Sindicato dos Médicos realiza ato em frente à SMS e vai à Câmara Municipal pedir apoio contra a redução da Educação Permanente

De acordo com a proposta apresentada, as categorias solicitam a permanência das 8 horas semanais para a Educação Permanente e que essas horas possam ser executadas fora das unidades de saúde. “O Sindicato mantém seu compromisso com os médicos da atenção primária de Fortaleza, solicitando que não seja mexida na forma como é feita a Educação permanente”, afirmou o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

A proposta foi entregue diretamente à secretária Ana Estela. A SMS, no entanto, não informou um prazo para apresentar uma resposta.

Entenda

Atualmente, os médicos da rede de atenção primária possuem uma carga horária de 40 horas, sendo 32 horas para atendimento e 8 horas semanais dedicadas à Educação Permanente. A SMS apresentou, no dia 21 de fevereiro, a proposta que reduz a Educação Permanente a 8 horas mensais, sendo 4 horas a cada 15 dias, e para servidores de 20 horas, a 4 horas mensais, sendo 2 horas a cada 15 dias.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá tomando todas as medidas cabíveis para que os médicos tenham seus direitos assegurados.