Médicos servidores municipais de Caucaia realizam mobilização na sede da prefeitura
Ato contou com o apoio do Sindicato dos Médicos do Ceará que tentou, mais uma vez, contato com prefeito e secretário da Saúde

Médicos servidores municipais de Caucaia realizaram uma mobilização, na manhã desta sexta-feira (04), em frente à Prefeitura de Caucaia, para protestar contra a nova Organização Social (OS), Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que está gerindo as unidades de saúde do município. O ato contou com o apoio do Sindicato dos Médicos do Ceará que tentou, mais uma vez, contato com o prefeito Vitor Valim e com o secretário da Saúde, Zózimo Medeiros, para discutir sobre os problemas que a categoria enfrenta, como unidades de saúde com estruturas precárias, salários defasados e produtividade que não é paga.

Leia mais: Sindicato solicita reunião com secretário da Saúde de Caucaia para tratar sobre OS que irá gerir unidades

“Estamos há mais de um ano tentando uma reunião com o prefeito e secretário de Saúde do município para tentar falar sobre as problemáticas de Caucaia, infelizmente as unidades de saúde vêm passando por sérios problemas, desde estruturais, pessoal e de valorização dos servidores. Hoje, o servidor de Caucaia está a ver navios sem ter um reajuste salarial. Na verdade, não é um reajuste, é uma reposição da inflação”, explicou a coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato, Dra. Thaís Timbó.

De acordo com a advogada, a nova OS está adentrando nas unidades de saúde aos poucos, já está gerindo UPAs, hospitais e a partir do dia 1º de abril estará na atenção primária, no entanto, não há uma perspectiva de como se dará o tratamento com os servidores e como as problemáticas serão resolvidas.

O médico obstetra do Hospital e Maternidade Santa Terezinha, Dr. Cristiano de Melo, ressaltou a preocupação da categoria. “A OS chegou sem nenhuma negociação, impondo, e a gente recebe essas imposições de forma informativa, sem negociação. Não vieram saber quantos médicos tem no hospital, como funciona o serviço, o volume de média de partos mensais, apenas vem impondo condições que a gente não espera”, relatou o médico.

Reunião

Durante a mobilização, que contou com a presença de entidades sindicais de outras categorias, como educação e servidores municipais de nível fundamental e médio, uma comissão foi recebida, na Prefeitura, pelo Procurador Geral do Município, Guthemberg Holanda. O Procurador recebeu a comissão para tratar sobre o reajuste salarial, o qual servidores solicitam uma reposição de pelo menos 15,03%, e garantiu que na próxima semana o prefeito Vitor Valim vai anunciar o valor do reajuste. Segundo adiantou Guthemberg Holanda, o reajuste não deve ser menor que o solicitado.

A coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos destacou também que solicitou uma reunião com o Procurador e a Secretaria da Saúde. “Reforcei a necessidade de uma interlocução maior com Secretaria da Saúde para que a gente possa passar um panorama dos servidores já que não está sendo possível”, disse Dra. Thaís Timbó.

O Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou ainda uma reunião com o INTS na próxima semana para analisar o cenário atual e intermediar um diálogo com os médicos servidores do município. A entidade reitera seu compromisso com a categoria e afirma que seguirá tomando todas as providências cabíveis para que os profissionais trabalhem com respeito e dignidade.

Confira galeria de fotos: